Secções
Entrar

Coreia do Norte: Kim Jong Un ordena novo ensaio

23 de abril de 2016 às 18:11

A Coreia do Norte lançou um míssil balístico de um submarino no mar do Japão, segundo o Ministério da Defesa da Coreia do Sul. EUA falam em "infracção flagrante" às resoluções da ONU

O ensaio militar da Coreia do Norte no Mar do Japão do que parece ter sido um míssil balístico mar-terra constitui uma "infracção flagrante" às resoluções do Conselho de Segurança da ONU, indicou no sábado o Governo norte-americano.

Horas antes da reacção norte-americana, o Ministério sul-coreano da Defesa avançou que "a Coreia do Norte lançou um projéctil que parece ter sido um míssil balístico mar-terra" cerca das 09h30 TMG (10h30 em Lisboa) no Mar do Japão, junto da cidade portuária norte-coreana de Sinpo.

O míssil efectuou um voo de cerca de 30 quilómetros, mas o lançamento parece ter fracassado, acrescentou, de acordo com agência France Presse, um porta-voz do Ministério.

"Nós acompanhamos de perto as actividades da Coreia do Norte e a situação na península coreana, em particular, as actividades militares norte-coreanas", sublinhou John Kirby, porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, num comunicado citado pelaAFP.

Os lançamentos "com a utilização de tecnologia de mísseis balísticos constituem uma infracção flagrante das numerosas resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas", acrescentou.

"Apelamos à Coreia do Norte para que se abstenha de levar a cabo acções que possam desestabilizar ainda mais a região e se concentre, pelo contrário, na concretização das etapas concretas no quadro dos seus compromissos e das suas obrigações internacionais", prosseguiu Kirby.

A Coreia do Norte está a tentar desde há muito tempo desenvolver a sua tecnologia de mísseis balísticos mar-terra a partir de plataformas submersas, como os submarinos, o que lhe permitiria elevar o nível da ameaça ligada ao seu programa nuclear militar.
O regime de Pyongyang levou a cabo numerosos testes de mísseis mar-terra, que tem qualificado como de sucesso, afirmações que têm sido postas em causa pelos especialistas, que sugerem que o país não passou ainda o estado de testes preliminares a partir de plataformas submersas.

A Coreia do Norte prepara-se para um congresso do partido único no poder no início de maio, o primeiro em 36 anos. Vários observadores prevêem que o presidente Kim Jong-un vá valorizar os sucessos do programa nuclear militar norte-coreano e que, neste contexto, Pyongyang venha a realizar o seu quinto ensaio nuclear antes da abertura do congresso.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela