Secções
Entrar

Comunidade francesa em Portugal "elege" Macron e Zemmour

Lusa 12 de abril de 2022 às 12:36

O presidente francês foi o mais votado pelos franceses a morar em Portugal. O segundo candidato com mais votos foi Eric Zemmour, do partido de direita radical A Reconquista.

O atual Presidente francês, Emannuel Macron, foi o candidato às presidenciais em França mais votado pela comunidade francesa em Portugal, conquistando 38,52% dos votos, segundo informação hoje publicada pela Embaixada de França em Lisboa.

REUTERS/Gonzalo Fuentes/Pool

De acordo com os dados oficiais, o segundo candidato com mais votos foi Eric Zemmour, representante do partido de direita radical A Reconquista, em quem votaram 18,43% dos franceses que residem em Portugal.

Nos resultados totais de França, Zemmour ficou no quarto lugar entre os mais votado, bastante longe dos três primeiros, tendo registado 7,07% dos votos, segundo o Ministério do Interior francês.

A segunda candidata mais votada em França, Marine le Pen, que representa a extrema-direita do partido União Nacional, ficou, em Portugal, na quarta posição, com 10,04% dos votos.

Em França, Marine Le Pen vai disputar com o atual Presidente francês, do partido Em Marcha, a segunda volta das eleições presidenciais, marcadas para 24 de abril.

Em Portugal, o terceiro candidato mais votado foi Jean-Luc Mélenchon, com 14,38% dos votos.

Todos os outros candidatos tiveram votações muito inferiores, não conseguindo chegar à meta dos 10%.

Em Portugal, o número de eleitores franceses ronda os 16.000, com cerca de 9.000 em Lisboa, mais de 4.000 no Porto e perto de 3.000 em Faro, sendo que, nas últimas presidenciais francesas, em 2017, o número total de eleitores em Portugal rondou os 14.000.

Os resultados oficiais da eleição em França deram a Mácron 27,84% dos votos e a Marine Le Pen 23,15%, colocando os dois na segunda volta das eleições.

O candidato da França Insubmissa (LFI), da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon, ficou pelo terceiro ligar, com 21,95%.

Com uma derrota histórica e no quinto lugar ficou Valérie Pécresse, a candidata de Os Republicanos, partido da direita tradicional, com 4,78% dos votos. Em 2017, o candidato do partido François Fillon tinha alcançado 20,01%.

Também abaixo da importante fasquia dos 5% - que permite o reembolso das despesas de campanha pelo Estado – ficaram o ambientalista e eurodeputado Yannick Jadot, com 4,63%, o ruralista Jean Lassalle, com 3,13%, o comunista Fabien Roussel, com 2,28%, e Nicolas Dupont-Aignan (movimento "República de pé"), com 2,06%.

De acordo com o Ministério do Interior francês, a abstenção ficou em 26,31%, tendo votado 35,14 milhões dos 48,75 milhões de eleitores inscritos.

O Presidente francês poderá ser reeleito na segunda volta, de acordo com sondagens realizadas após a primeira volta. Macron conta com entre 54% e 51% das intenções de voto contra 46%-49% para Le Pen, o que significa que a disputa seria muito mais renhida do que há cinco anos, quando o Presidente ganhou com 66,1% dos votos e a candidata da União Nacional obteve 33,9%.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela