Secções
Entrar

Comité organizador da cimeira sobre abusos no Vaticano reúne-se com 12 vitimas

18 de fevereiro de 2019 às 14:21

Entre as vítimas está o espanhol Miguel Hurtado, que acusou o monge da abadia Montserrat Andreu Soler, assim como o chileno Juan Cruz, entre outros.

Os organizadores da cimeira sobre a prevenção do abuso sexual de crianças por membros do clero, que decorre a partir de quinta-feira noVaticano, vão encontrar-se com 12 vítimas.

As 12 vítimas de situações de abusos que exigem o fim de décadas de ocultação de casos de abusos por parte do clero terão um encontro, na quarta-feira, não com os líderes de topo da Igreja, mas com o comité organizador da cimeira para transmitir as suas queixas.

A cimeira congregará de quinta-feira até domingo os presidentes de conferências episcopais de todo o mundo e visa resolver o problema do abuso de crianças por parte do clero.

Entre as vítimas está o espanhol Miguel Hurtado, que acusou o monge da abadia Montserrat Andreu Soler, assim como o chileno Juan Cruz, entre outros.

O comité organizador de quatro membros é liderado pelo principal investigador de crimes sexuais do Vaticano, o arcebispo maltês Charles Scicluna, e é composto pelo o cardeal Blase Cupich de Chicago, pelo cardeal Osvald Gracias de Mumbai e o padre Hans Zollner, membro da comissão consultiva dopapasobre abuso sexual.

O chileno Juan Carlos Cruz, que coordena a reunião de sobreviventes, disse à Associated Press que espera "um diálogo construtivo e aberto" e que os membros do comité da cimeira transmitam a exigência dos sobreviventes de que os bispos parem de alegar ignorância sobre os abusos.

"Isso tem que parar", disse Juan Carlos Cruz.

"Violar uma criança ou uma pessoa vulnerável e abusar deles está errado desde o primeiro século, a Idade Média e agora", adiantou.

O comité organizador da cimeira lançou um pedido aos participantes para que antes da cimeira se encontrassem com as vítimas nos respetivos países para se familiarizarem com a dor e o trauma e desmascararem a ideia amplamente difundida de que o abuso sexual de padres só acontece em algumas partes do mundo.

Juan Carlos Cruz disse que a mensagem chave que os bispos devem retirar da cimeira é que devem impor a verdadeira "tolerância zero".

"Existem leis aplicáveis na Igreja para punir não apenas aqueles que cometem o abuso, mas aqueles que o encobrem", disse.

A cimeira inicia-se com uma breve introdução do papa e termina com um discurso, de Francisco, no domingo de manhã.

Os primeiros três dias da cimeira serão dedicados respetivamente aos temas da responsabilidade, responsabilização e transparência. Contarão com várias intervenções, incluindo dos cardeais Tagle, Gracias, Cupich e Marx e do arcebispo Scicluna.

Estão ainda previstas intervenções de duas mulheres ligadas a estruturas da Igreja e, no final, Valentina Alazraki, vaticanista mexicana, falará da importância da comunicação social em toda esta problemática.

Em cada dia, no final das apresentações, os bispos reúnem-se em grupos de trabalho, divididos por línguas, para discutir os temas, estando prevista a apresentação pública de sínteses.

O escândalo dos abusos sexuais cometidos por membros da Igreja Católica foi um dos grandes desafios do papa em 2018.

O abuso sexual contra crianças durante vários anos chegou a ser classificado pelo secretário do papa emérito Bento XVI como "o 11 de Setembro da Igreja Católica", um momento apocalíptico com incontáveis vítimas.

A 12 de setembro, Francisco decidiu marcar uma cimeira sobre os abusos sexuais na Igreja, convocando os presidentes de todas as conferências episcopais.

O anúncio foi feito no seguimento de um encontro do "C9", o grupo de cardeais que aconselha o papa sobre a reforma das estruturas da Igreja.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela