Secções
Entrar

Comissão para investigar massacre na Nova Zelândia arranca em maio

08 de abril de 2019 às 08:52

Massacre em Christchurch causou, em março, 50 mortos e quase meia centena de feridos. Primeira-ministra da Nova Zelândia afirma que comissão tem "papel decisivo" para "garantir que esses atos não aconteçam novamente".

A primeira-ministra da Nova Zelândia anunciou esta segunda-feira que a Comissão Especial encarregada de investigar o massacre em Christchurch, que causou em março 50 mortos e quase meia centena de feridos, vai iniciar os trabalhos dia 13 de maio.

"A comissão tem um papel decisivo na compreensão do que aconteceu antes do ataque e garantir que esses atos não aconteçam novamente", disse Ardern, durante uma conferência de imprensa em Wellington.

A Comissão, que será presidida pelo juiz do Supremo Tribunal, William Young, deve entregar as suas conclusões em 10 de dezembro e, entre outras coisas, analisará o papel do Serviço de Inteligência e Segurança da Nova Zelândia, o Escritório de Segurança do Governo em Comunicações, a Polícia, a Alfândega e a Imigração.

"Examinarmos o mais rápido possível o que aconteceu no ataque de 15 de março, o que poderia ter sido feito para pará-lo e como podemos manter as crianças neozelandeses seguras", acrescentou Jacinda Ardern.

Na semana passada, os deputados da Nova Zelândia votaram a favor de novas restrições ao uso e compra de armas naquela que foi a primeira etapa de um projeto de lei que deverá ser aprovado durante esta semana.

A nova lei vai proibir o uso e compra do tipo de armas usadas pelo homem que matou 50 pessoas em duas mesquitas em meados de março.

O projeto de lei foi apoiado por liberais e conservadores, com apenas um único legislador dos 120 que estão no Parlamento a votar contra.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela