Secções
Entrar

Cirurgião francês que violou quase 300 doentes condenado a 20 anos de prisão

Luana Augusto 28 de maio de 2025 às 14:20

Joël Le Scouarnec está também proibido de exercer medicina e de ter contacto com menores.

Um tribunal francês decidiu condenar esta quarta-feira (28) o ex-cirurgião Joël Le Scouarnec à pena máxima de 20 anos de prisão, neste que é já considerado o maior caso de pedofilia da história do país. Em causa está o abuso sexual de quase 300 doentes.

REUTERSZZIIGG

A sentença foi proferida pela juíza Aude Buresi, no tribunal de Vannes, na Bretanha, onde ocorreu a maior parte dos abusos. Aqui, Aude Buresi proibiu também o ex-cirurgião de exercer medicina e de ter contacto com menores.

Joël Le Scouarnec, de 74 anos, já havia sido condenado em 2020 a 15 anos de prisão, por ter violado e abusado sexualmente de quatro crianças, incluindo duas sobrinhas. Agora admitiu ter violado um total de 299 pacientes - 256 delas com menos de 15 anos - em hospitais no oeste e centro de França, entre 1989 e 2014.

A maioria das vítimas tinha 11 anos e muitas estavam sob o efeito de anestesia ou a recuperar de uma cirurgia quando eram abusadas, não se lembrando, por isso, do seu agressor. Apesar disso, muitas sentiram que o julgamento de Joël Le Scouarnec foi abafado e que não provocou as respostas políticas que esperavam. Algumas disseram também não terem recebido o apoio psicológico que necessitavam.

"O que esperamos é que a sociedade entenda que isto pode acontecer com qualquer um", disse Christine Trouvé, a mãe de uma das vítimas, citada pelo New York Times.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela