Secções
Entrar

Casa Branca recusa-se a participar em investigação para destituição de Trump

08 de outubro de 2019 às 23:02

A sede oficial do poder executivo nos EUA afirma que não tem legitimidade num eventual processo de destituição do presidente norte-americano, Donald Trump.

A Casa Branca informou esta quarta-feira o Congresso que se recusa a participar no inquérito em curso para um eventual processo de destituição do Presidente norte-americano, o republicano Donald Trump, alegando que não tem legitimidade.

"Como não tem fundamento constitucional legítimo ou a menor aparência de imparcialidade (…), o poder executivo não pode ser obrigado a participar", escreveu Pat Cipollone, advogado e conselheiro da Casa Branca, numa carta enviada à presidente democrata da Câmara dos Representantes.

A decisão de avançar para uma destituição do chefe de estado norte-americano surgiu depois de um denunciante ter relatado que Trump usou financiamento de auxílio no valor de 400 milhões de dólares para condicionar Volodymyr Zelenskiy, presidente da Ucrânia, a investigar Joe Biden. Trump pediu que o seu rival político e o filho, Hunter, que trabalhava para uma energética ucraniana, fossem investigados. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela