Secções
Entrar

Canal alemão autorizado a não difundir 'spot' da extrema-direita alemã NPD

27 de abril de 2019 às 20:53

Spot descreve "os estrangeiros que vivem na Alemanha de uma forma totalmente desprezível que atenta contra a sua dignidade humana", indica tribunal.

A segunda cadeia de televisão públicaalemãZDF, apoiada por uma decisão judicial, não irá difundir um 'spot' da campanha do partido de extrema-direita da Alemanha NPD, considerada como desdenhosa para os estrangeiros do país.

A decisão foi tomada pelo tribunal administrativo de Mayence na sexta-feira, depois do NPD, próximo do movimento neonazi, ter tentado forçar a ZDF a transmitir a sua campanha, noticiou hoje o 'site' Tagesschau.de, do primeiro canal público ARD.

O 'spot', que era para ser ser difundido a partir de segunda-feira, descreve "os estrangeiros que vivem na Alemanha de uma forma totalmente desprezível que atenta contra a sua dignidade humana e pode perturbar a ordem pública", de acordo com a decisão do tribunal relatada pelo jornal Rhein-Zeitung.

A decisão judicial não é aplicável diretamente à concorrente ARD, uma vez que os dois canais são independentes um do outro.

No entanto, a cadeia de televisão Berlin-Brandenburg RBB há anunciou que não vai difundir o 'spot'.

No seu 'site', o partido da extrema direita menciona expressões como "a imigração mata" e "homens com facas" que levaram os juízes a impedir a transmissão.

O advogado do NPD, Peter Ritcher, considerou que a decisão do tribunal "incompreensível" e disse que já apelou ao Tribunal Constitucional Federal em Karlsruhe.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela