Secções
Entrar

Călin Georgescu, o candidato do TikTok no centro do cancelamento das presidenciais romenas

Gabriela Ângelo com Leonor Riso 11 de dezembro de 2024 às 07:00

Fez várias declarações polémicas e garante que a democracia foi cancelada, após decisão do tribunal que acusa Rússia de interferir nas eleições romenas. Foi a surpresa da primeira volta, cujos resultados foram anulados.

Apareceu nas sondagens com pouco menos de 10%, não participou nos grandes debates televisivos e mesmo assim, os resultados das eleições presidenciais da Roménia deram a Calin Georgescu a vitória na primeira volta. A segunda volta, prevista para 8 de dezembro, não aconteceu depois de o Tribunal Constitucional ter anulado o ato eleitoral devido a acusações de interferência russa. Calin Georgescu não gostou e discursou no sítio onde deveria votar.

"Vamos continuar de forma democrática. Peço de forma muito clara por paz, por tudo o que temos para recuperar a nossa democracia porque a democracia foi cancelada com o tribunal", afirmou aos jornalistas e apoiantes que lá o esperavam. 

Călin Georgescu REUTERS

Ia disputar a segunda volta com Elena Lasconi do partido União para Salvar a Roménia (USR) que obteve 19,2% dos votos, até que o Tribunal Consitucional anulou as eleições. A decisão foi tomada após o presidente Klaus Iohannis ter partilhado informações sobre o alegado envolvimento da Rússia na campanha de promoção de Georgescu através da criação de milhares de contas nas plataformas de rede sociais TikTok e Telegram. 

O anúncio do Tribunal Constitucional enfureceu Horatiu Potra, antigo líder de um grupo mercenário que atuava em África. Foi detido no sábado, dia 7, quando foi parado pelas autoridades a caminho de Bucareste. No seu Mercedes, levava facas e várias armas, além de dinheiro de cinco países. De acordo com a polícia, foram detidas mais 20 pessoas além de Potra. Todos pretendiam perturbar protestos contra Calin Georgescu.

Potra foi entretanto libertado e ficará sob controlo judicial durante 60 dias. A ligação entre Potra e Georgescu ainda está por apurar: no entanto, existem imagens de ambos juntos num hotel em Bucareste acompanhados por Eugen Sechila, líder de movimentos neofascistas romenos. O candidato já afirmou que Potra não faz parte do seu círculo íntimo e que as fotografias em questão estão desatualizadas, tendo sido tiradas há 2-3 anos.

Influências políticas

O candidato de 62 anos dedicou grande parte da sua carreira a assuntos agrícolas. Foi professor universitário, ocupou cargos no Ministério do Ambiente e representou a Roménia no Comité Nacional no Programa das Nações Unidas para o Ambiente. No entanto, a sua entrada no mundo da política deu-se quando foi mencionado como potencial candidato a primeiro-ministro pelo partido de extrema-direita Aliança para a União dos Romenos (AUR) em 2020 e 2021. Mas, o partido mudou de ideias após Georgescu ter elogiado o ditador romeno, Ion Antonescu.

Calin Georgescu criticou a União Europeia (UE) e afirmou que a NATO nunca interviria para lutar pela Roménia se esta fosse atacada; também apelou ao fim da guerra na Ucrânia, argumentando que o presidente Volodymyr Zelensky é mau para o país. Entretanto, argumentou que o sistema de defesa de mísseis balísticos dos EUA instalado na base militar de Deveselu, no sul da Roménia, é uma questão de "vergonha" nacional.

Uma vez descreveu a revolução de 1989, que pôs fim ao regime comunista, como um golpe de estado utilizado pelo Ocidente para roubar os recursos da Roménia e afirma que o país está agora escravizado pelo Ocidente. Foi ainda investigado pelo Ministério Público por ter afirmado, em 2022, que Ion Antonescu e Corneliu Zelea Codreanu, outro nacionalista e antissemita, eram heróis. Também é antivacinas e em 2020 publicou um vídeo a tomar banho em água fria, afirmando que era a melhor forma de proteção contra o coronavírus.

Estrela do TikTok

O candidato que tem cinturão negro no judo já conta com cerca de 530 mil seguidores e seis milhões de gostos no TikTok. Foi através da plataforma de redes sociais, muito comum entre jovens, que ganhou a sua popularidade. Quer esteja a falar de desporto ou do futuro da Roménia, os seus vídeos atraem regularmente milhões de visualizações e mostram-no a discursar em entrevistas ou podcasts

@calingeorgescuoficial

Acum, România este pustiita. Cei care puteau sadi dragostea de ?ara i-au recoltat boga?iile în propriul interes! Dar România... nu este pustie! Pentru ca adevarata ei boga?ie sunte?i VOI! Acum ave?i puterea de a sadi un viitor mai bun! Eu sunt Calin Georgescu ?i va chem cu smerenie alaturi de mine pentru a reface România, împreuna!

? sunet original - calingeorgescu

Um vídeo promocional publicado no dia da primeira ronda de eleições mostra o candidato a falar diretamente para a câmara a preto e branco com uma música dramática, um estilo muito adotado no seu conteúdo para a plataforma. Ao longo do vídeo, pessoas de todas as idades unem-se atrás de Georgescu (literalmente) e há uma transição do preto e branco para as cores. Juntamente com os efeitos, o candidato diz que "aqueles que podiam semear o amor pelo país colheram as suas riquezas para os seus próprios interesses", convidando no fim o povo romeno a "humildemente juntar-se a mim para reconstruirmos juntos a Roménia". Semelhante a outros slogans populistas como o de Donald Trump "Make America Great Again" (tornar a América grandiosa de novo), ou do Chega, "Deus, Pátria, Família, Trabalho". 

Calin Georgescu fez praticamente a sua campanha toda através do TikTok.  A rede social é utilizada por cerca de 56% dos romenos, apesar de os jovens serem os utilizadores mais ávidos.

As eleições presidenciais foram remarcadas para o ano que vem e irão determinar o futuro da Roménia, com ou sem Georgescu. O país faz fronteira com a Ucrânia no extremo oriental da União Europeia (UE) e até agora tem desempenhado um papel fulcral de apoio na ajuda do Ocidente a Kiev, abrindo o porto de Constança, uma rota fulcral para a exportação de cereais ucranianos e para o envio de material militar. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela