Secções
Entrar

Brexit: Saída do Reino Unido da União Europeia já custou mais de 150 mil milhões

13 de janeiro de 2020 às 19:30

Cálculos da Bloomberg referem que o custo económico do Brexit pode ainda chegar aos 230 mil milhões de euros até ao final deste ano.

A saída doReino Unidoda União Europeia ('Brexit') já custou mais de 150 mil milhões de euros à economia britânica, podendo o valor superar 230 mil milhões até final do ano, de acordo com cálculos da Bloomberg.

"Uma investigação da Bloomberg Economics estima que o custo económico do 'Brexit' já atingiu 130 mil milhões de libras [cerca de 151 mil milhões de euros], com mais 70 mil milhões [81,6 mil milhões de euros] prontos para serem adicionados no final deste ano", indicou a agência de informação económica Bloomberg.

O estudo da Bloomberg compara a evolução britânica com a dos seus pares no G7 (sete países mais industrializados do mundo), e estima que "a economia britânica está 3% mais pequena do que poderia estar caso a relação [com a União Europeia] se tivesse mantido".

O economista da Bloomberg para o Reino Unido, Dan Hanson, estima o preço total do 'divórcio' entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) em 200 mil milhões de libras esterlinas, cerca de 233 mil milhões de euros.

"Olhando para além de 2020, projetamos que o surto de crescimento este ano seja uma exceção - a economia será atingida 'no braço', mas o elevador cíclico que providencia [o crescimento] não vai durar", afirmou o economista, citado pela agência Bloomberg.

Dan Hanson considera que "é provável que o custo anual do 'Brexit' vá aumentando", à medida que "o Reino Unido assente a sua nova relação comercial com a União Europeia e lute contra os desafios de produtividade que têm perturbado o crescimento desde a crise financeira".

O parlamento britânico aprovou na quinta-feira, na especialidade, a proposta de lei que regula o Acordo de Saída do Reino Unido da UE e abre o caminho para o 'Brexit' a 31 de janeiro.

A votação por 330 votos a favor e 231 contra reflete a nova composição da Câmara dos Comuns, que desde as eleições legislativas de 12 de dezembro é dominada por uma maioria absoluta do Partido Conservador, que está no Governo e concorreu com a promessa de concretizar o processo até ao final deste mês.

A proposta de lei, designada por "Withdrawal Agreement Bill", já tinha sido aprovada na generalidade no dia 20 de dezembro por 358 votos a favor e 234 contra.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela