Secções
Entrar

Brasil recusa à petrolífera francesa Total exploração na foz do Amazonas

08 de dezembro de 2018 às 22:45

Agência brasileira de regulação do ambiente alertou para "a possibilidade de fuga de petróleo, que poderá afectar os recifes de corais da região e, consequentemente, a biodiversidade marinha".

O Brasil recusou, na sexta-feira, conceder autorização ao grupo petrolífero francês Total para fazer furos em cinco sectores na foz do rio Amazonas, considerando que o plano da companhia tem problemas técnicos, foi divulgado este sábado.

A recusa da atribuição da licença de actividade à petrolífera Total foi anunciada em comunicado pela agência brasileira de regulação do ambiente, que alertou para "a possibilidade de fuga de petróleo, que poderá afectar os recifes de corais da região e, consequentemente, a biodiversidade marinha".

O anúncio surge depois de o Ministério Público brasileiro e organizações ecologistas terem pedido para que não fossem autorizados os trabalhos da Total na foz do rio Amazonas.

Apesar das reservas, a agência de regulação do ambiente do Brasil deu todas as "oportunidades possíveis" para que a filial brasileira do grupo petrolífero francês "clarifique os problemas técnicos".

A petrolífera Total juntou-se em 2013 à britânica BP e à brasileira Petrobras para adquirir sectores de exploração na foz do Amazonas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela