Secções
Entrar

Bombardier vende seis aviões a Angola para ligações aéreas domésticas por 165 ME

06 de maio de 2018 às 18:48

Entrega das primeiras quatro aeronaves acontece em 2019 e as restantes duas são entregues no ano seguinte.

 A construtora canadiana Bombardier anunciou que vai fornecer, por 198 milhões de dólares (165 milhões de euros), seis aviões Q400 para o novo operador angolano de transportes aéreos regionais, a Air Connection Express, uma Parceria Público-Privada.

Em comunicado a que a Lusa teve acesso este domingo, a Bombardier refere que o contrato com o consórcio angolano de voos domésticos, para aquisição destes meios, foi assinado no sábado, em Luanda, estando prevista a entrega das primeiras quatro aeronaves em 2019 e as restantes duas no ano seguinte.

A Air Connection Express é um consórcio público-privado que vai garantir voos domésticos em Angola, juntando a transportadora estatal TAAG e a Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA), com as transportadoras privadas Airjet, Air26, Bestfly, Diexim, Mavewa, SJL e Air Guicango.

A Bombardier refere que já forneceu aviões Q400, bimotores turbo-hélice com capacidade de transportar até 70 passageiros, a 37 operadores aéreos africanos.

Segundo o Governo angolano - A TAAG, detida pelo Estado, é o sócio maioritário do consórcio -, as aeronaves da Air Connection Express vão parquear em quatro bases regionais, designadamente no Norte, em Cabinda, no Sul, no Lubango, no Leste, no Luena, e no Centro, em Benguela, fazendo a ponte aérea com Luanda e garantindo o transporte interprovincial.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela