Secções
Entrar

Bombardeadas instalações de armas químicas do EI

10 de março de 2016 às 21:22

Segundo os EUA, os ataques realizaram-se graças a informações fornecidas por um especialista em armas químicas do EI recentemente capturado, Abu Daud

A coligação internacional contra o grupo extremista Estado Islâmico bombardeou instalações de produção de armas químicas dos jihadistas, com base em informações de um responsável do grupo capturado pelas forças norte-americanas, anunciou o Pentágono, esta quinta-feira.

 

A coligação "efectuou vários ataques aéreos que perturbaram e degradaram a capacidade do EI para produzir armas químicas", declarou o porta-voz Peter Cook, em conferência de imprensa no Pentágono.

Os ataques puderam realizar-se graças a informações fornecidas por um especialista em armas químicas do EI recentemente capturado pelas forças especiais norte-americanas, precisou Cook. Suleiman Daud al-Bakkar, nome por que é conhecido Abu Daud, era "emir do EI para o fabrico de armas químicas e convencionais", acrescentou.

 

O homem foi capturado na semana passada no Iraque, segundo um responsável militar norte-americano, e transferido na quarta-feira para a custódia das autoridades iraquianas, depois de ter sido interrogado pelas forças especiais norte-americanas, indicou o porta-voz.

 

Em Fevereiro, o coordenador dos serviços secretos norte-americanos, James Clapper, e o director da CIA, John Brennan, acusaram pela primeira vez abertamente o EI de ter utilizado armas químicas no Iraque e na Síria -- nomeadamente, gás mostarda.

 

O gás mostarda, que provoca dificuldades respiratórias, cegueira momentânea e bolhas muito dolorosas, foi utilizado pela primeira vez pelos alemães na Bélgica, em 1917. Foi proibido pela ONU em 1993.

 

Suleiman Daud al-Bakkar foi detido por uma unidade das forças especiais chamada ETF (Força Expedicionária Cirúrgica), recentemente enviada pelos Estados Unidos para o Iraque e que tem por missão capturar ou matar altos responsáveis do EI e obter informações.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela