Secções
Entrar

Bolsonaro queimou a pulseira eletrónica depois de ter tido uma "alucinação" provocada pela medicação

Luana Augusto 23 de novembro de 2025 às 23:02

Antigo presidente brasileiro tomou uma combinação inadequada de medicamentos e isso levou-o a acreditar que o aparelho escondia um microfone.

O antigo presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, explicou este domingo (23) as razões que o levaram a , no passado sábado. Sob custódia policial, garantiu que o fez porque estava sob o efeito da medicação e que isso o levou a acreditar que o aparelho escondia um microfone. 
AP Photo/Eraldo Peres
"A testemunha declarou que estava a ter alucinações de que havia algum tipo de dispositivo de escuta na pulseira e que [por isso] tentou abrir a tampa", lê-se no registo do processo, citado pela imprensa brasileira. Bolsonaro negou que tivesse a intenção de fugir e justificou que, devido a uma combinação inadequada de medicamentos prescritos por diferentes médicos, sofreu alucinações, na madrugada de sábado. Essas mesmas alucinações terão levado o antigo presidente a acreditar que a sua pulseira eletrónica tinha um microfone instalado - daí ter tentado abri-lo com . Segundo Jair Bolsonaro, as pessoas que estavam com ele em casa - a sua filha, o irmão mais velho e um assessor - não o tentaram ajudar.  Inicialmente, num vídeo gravado por um funcionário que inspecionava a sua pulseira eletrónica já danificada, Bolsonaro disse que a queimou "por curiosidade". O momento levou as autoridades a acreditarem que o presidente estaria a planear fugir do país e, por isso, o juiz Alexandre de Moraes ordenou a sua detenção. Este domingo, o presidente brasileiro, Lula da Silva,este incidente. Disse que "todo o mundo sabe o que ele fez" e mostrou confiar na justiça. "A justiça decidiu está decidido. Todo o mundo sabe o que ele fez." Já o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou que a detenção de Bolsonaro como
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela