Bolsonaro acusado de planear golpe de Estado no Brasil
Os investigadores concluíram que o ex-presidente e outros 36 aliados planearam um golpe para impedir a tomada de posse de Lula da Silva.
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro foi acusado pela Polícia Federal do Brasil de conspirar para um golpe de Estado depois de ter perdido as eleições de 2022, avançamos jornais brasileiros.
De acordo com a Polícia Federal, Bolsonaro foi um dos responsáveis por organizar um golpe de Estado que previa deter juízes e o líder do Senado e convocar novas eleições, depois de Lula da Silva ter vencido as eleições. A acusação refere ainda que o antigo presidente brasileiro tinha "pleno conhecimento" do plano para assassinar o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e o juiz Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
Além de Bolsonaro estão indiciadas mais 36 pessoas, entre elas o general Braga Netto, então candidato a vice-presidente nas eleições de 2022.
A Polícia Federal investigou também a ligação de Bolsonaro à invasão violenta das sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. Os investigadores afirmam que o objetivo era retirar do poder Lula da Silva, que tinha tomado posse há apenas oito dias, criando condições para que os militares afetos a Bolsonaro interviessem e o ex-presidente voltasse ao poder.
Edições do Dia
Boas leituras!