Secções
Entrar

Biden visita Israel na quarta-feira, antes de rumar à Jordânia

Lusa 17 de outubro de 2023 às 07:32

Secretário de estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, garante que "o Presidente reafirmará a solidariedade dos Estados Unidos para com Israel".

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, é esperado em Israel na quarta-feira, antes de viajar para a Jordânia, para se encontrar com líderes árabes, anunciou esta terça-feira o secretário de Estado, Antony Blinken.

REUTERS/Ken Cedeno

No final da visita a Israel, Joe Biden desloca-se a Amã, na Jordânia, para se encontrar com o rei Abdullah II, o Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, e o líder da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, informou um porta-voz da Casa Branca.

O Presidente "irá reiterar a nossa convicção de que o Hamas não representa a grande maioria do povo palestiniano, que também é vítima", disse John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos.

Já Blinken, após uma noite de conversações em Telavive com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, afirmou que "o Presidente reafirmará a solidariedade dos Estados Unidos para com Israel e o compromisso inabalável para com a sua segurança".

"Israel tem o direito e o dever de defender o seu povo contra o Hamas e outros terroristas e de prevenir futuros ataques", acrescentou o chefe da diplomacia norte-americana.

Biden "ouvirá de Israel o que precisa para defender o seu povo e continuaremos a trabalhar com o Congresso para satisfazer essas necessidades", continuou.

O secretário de Estado anunciou que os Estados Unidos tinham igualmente obtido garantias de Israel relativamente à entrega de ajuda humanitária estrangeira à Faixa de Gaza bloqueada, numa altura em que Israel prepara uma ofensiva terrestre contra o território governado pelo movimento islamita Hamas.

Joe Biden espera "ouvir de Israel como vai conduzir as suas operações de forma a minimizar as baixas civis e permitir que a ajuda humanitária seja entregue aos civis em Gaza de uma forma que não beneficie o Hamas", disse Blinken.

"A nosso pedido, os Estados Unidos e Israel concordaram em elaborar um plano que permita que a ajuda humanitária dos países doadores e das organizações multilaterais chegue aos civis em Gaza", explicou, referindo que as duas partes estão a discutir a "possibilidade de criar zonas para ajudar a manter os civis fora de perigo".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela