Avião iraniano aterra de emergência em Teerão
Um avião da companhia Iran Air, com destino a Amesterdão, realizou uma aterragem de emergência devido a um incêndio num dos motores
Um avião da companhia 'Iran Air', com destino a Amesterdão, realizou hoje uma aterragem de emergência pouco depois de descolar de Teerão devido a um incêndio num dos motores, informou o responsável pelas relações públicas da empresa, Shahroj Nushabadí.
"Minutos depois da descolagem, o avião [um Airbus] regressou ao aeroporto de origem: o internacional Imã Jomeini, e felizmente os viajantes não tiveram qualquer problema", afirmou Nushabadí, citado pela agência local ISNA.
Devido às sanções internacionais, o Irão esteve impedido de comprar aviões novos durante 40 anos, tendo a primeira entrega de aviões Airbus acontecido em 1978.
Desde então houve uma excepção de compra de aeronaves na década de 90.
Depois do acordo nuclear de 2015 entre o Irão e o denominado Grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, Rino Unido, França e Alemanha), uma das prioridades das autoridades iranianas tem sido a compra de aviões e já assinou contratos com a norte-americana Boeing e com os europeus da ART e Airbus.
Antes do final do ano local, no próximo Março, o país deverá receber oito novos aviões dos fabricantes europeus, enquanto a entrega do primeiro Boeing está prevista para Abril de 2018.
As companhias iranianas têm usado uma frota antiga e comprado aviões em segunda mão a outros países.
Edições do Dia
Boas leituras!