Secções
Entrar

Avião iraniano aterra de emergência em Teerão

09 de julho de 2017 às 14:53

Um avião da companhia Iran Air, com destino a Amesterdão, realizou uma aterragem de emergência devido a um incêndio num dos motores

Um avião da companhia 'Iran Air', com destino a Amesterdão, realizou hoje uma aterragem de emergência pouco depois de descolar de Teerão devido a um incêndio num dos motores, informou o responsável pelas relações públicas da empresa, Shahroj Nushabadí.

"Minutos depois da descolagem, o avião [um Airbus] regressou ao aeroporto de origem: o internacional Imã Jomeini, e felizmente os viajantes não tiveram qualquer problema", afirmou Nushabadí, citado pela agência local ISNA.

Devido às sanções internacionais, o Irão esteve impedido de comprar aviões novos durante 40 anos, tendo a primeira entrega de aviões Airbus acontecido em 1978.

Desde então houve uma excepção de compra de aeronaves na década de 90.

Depois do acordo nuclear de 2015 entre o Irão e o denominado Grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, Rino Unido, França e Alemanha), uma das prioridades das autoridades iranianas tem sido a compra de aviões e já assinou contratos com a norte-americana Boeing e com os europeus da ART e Airbus.

Antes do final do ano local, no próximo Março, o país deverá receber oito novos aviões dos fabricantes europeus, enquanto a entrega do primeiro Boeing está prevista para Abril de 2018.

As companhias iranianas têm usado uma frota antiga e comprado aviões em segunda mão a outros países.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela