Secções
Entrar

Autoridades russas convocam crianças para testemunhar contra a própria mãe

Lusa 29 de julho de 2023 às 16:45

Progenitora está a ser alvo de um processo judicial na Rússia por "desacreditar" o exército do país de forma repetida.

Duas crianças com 09 e 10 anos foram chamadas como testemunhas num processo judicial na Rússia contra a sua mãe, acusada de "desacreditar" o exército russo de forma repetida.

REUTERS/Evgenia Novozhenina

Lídia Prudovskaya e os seus filhos foram convocados pela procuradoria da região nortenha russa de Arkhangelsk, disse a própria ao portal noticioso Sota, noticia este sábado a Associated Press.

Prudovskaya já tinha enfrentado acusações por alegações semelhantes depois de ter partilhado publicações contra a guerra na plataforma social VKontakte em setembro de 2022.

A desacreditação das forças russas é considerada uma ofensa de acordo com uma lei adotada pela Rússia aquando do início da invasão da Ucrânia, sendo usada regularmente contra críticos do Kremlin.

Em abril, Alexei Moskalyov, 54 anos, foi sentenciado a dois anos de prisão por comentários nas redes sociais, em que criticou a posição de Moscovo, tendo a sua filha, que tinha feito um desenho contra a guerra, sido colocada num orfanato, antes de ter sido enviada para casa da sua mãe.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia é classificada pela ONU como a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa – justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela