Secções
Entrar

Autoridades alarmadas com nova droga feita com resíduos de tubos de escape no Congo

Lusa 19 de agosto de 2021 às 09:25

Droga inclui monóxido de carbono e azoto, a que são acrescentados suplementos alimentares.

Os ministérios da Saúde e da Juventude da República Democrática do Congo (RDCongo) disseram hoje estar alarmados com o consumo pelos jovens da capital, Kinshasa, de uma nova droga caseira feita com resíduos de tubos de escape.

Reuters

"Muito preocupado com este fenómeno que poderá levar os jovens à ruína", o ministro da Juventude, Yves Bunkulu, encontrou-se com o responsável pela pasta da Saúde, Jean-Jacques Mbungani, para estudar em conjunto as medidas a tomar, disse o Ministério da Saúde, citado pela AFP.

O departamento governamental acrescentou que será realizado um estudo sobre a composição exata desta droga "extraída de resíduos do tubo de escape do automóvel", que inclui monóxido de carbono e azoto e a que são acrescentados suplementos alimentares.

Nas redes sociais, várias publicações descrevem os efeitos desta droga barata e poderosa – e que por isso se chama "bomba". Os seus consumidores ficam imobilizados, dormem de pé, arranham-se, choram ou riem-se, segundo os relatos.

Os ministros abordaram também outra droga, chamada "muvoke", uma planta "consumida por inalação na província de Kivu do Norte que causa graves problemas de saúde".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela