Sobe para cinco o número de mortos após atropelamento em mercado de Natal na Alemanha
Imprensa alemã aponta também para 200 feridos. O chanceler alemão, Olaf Scholz, já se encontra de visita ao mercado de natal, onde ocorreu o ataque.
Pelo menos cinco pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na sexta-feira, depois de terem sido atropeladas por um carro num mercado de Natal, na cidade de Magdeburgo, no leste da Alemanha, indica o canal de televisão alemão ARD. O chanceler alemão, Olaf Scholz, entretanto já se encontra no mercado de natal, onde ocorreu o incidente.
O condutor foi preso ainda na sexta-feira e está a ser indentificado como um homem de 50 anos, médico, de nacionalidade saudita e que viveria na Alemanha desde 2006. Entre os mortos está uma criança de 9 anos, adiantaram as autoridades.
"É uma tragédia terrível. É uma catástrofe para a cidade de Magdeburg, para o estado e para a Alemanha em geral", admitiu o ministro presidente da Saxónia-Anhalt.
Vários líderes mundiais entretanto já condenaram este ataque. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa foi um dos vários chefes de estado que apresentou as condolências aos familiares das vítimas.
"O Presidente da República manifesta a sua profunda consternação perante o ataque horrendo num mercado de natal em Magdeburgo, na Alemanha, e reitera o repúdio de toda a violência contra civis. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa apresenta as suas profundas condolências aos familiares das vítimas mortais, deseja uma rápida recuperação aos feridos e envia uma mensagem de sentida solidariedade ao povo alemão", lê-se no site da Presidência.
Os jornais alemães davam conta de um número mais elevado de vítimas mortais, mas oficialmente só estão confirmadas cinco vítimas. Segundo Reiner Haseloff, o atacante agiu sozinho.
Imagens do local partilhadas nas redes sociais por testemunhas mostram dezenas de vítimas caídas no chão, a receber assistência médica. O recinto do mercado de Natal encontra-se cercado pela polícia e com dezenas de veículos de emergência médica.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, recorreu ao X para expressar as condolências para com as vítimas, e indicar que as primeiras informações fazem temer o pior.
Devido a atentados recentes ocorridos em mercados de Natal na Alemanha, incluindo com atropelamentos mortais, as autoridades estabeleceram perímetros de segurança à volta dos mesmos, alguns guarnecidos com barreiras de betão e arame farpado.
Magdeburgo, que fica a oeste de Berlim, é a capital do estado da Saxónia-Anhalt e tem cerca de 240.000 habitantes.
Com Lusa
Atualizado às 14h04 de 21 de dezembro com o número de mortos e feridos
Edições do Dia
Boas leituras!