Secções
Entrar

António Costa pede contenção e diplomacia após ataques de Israel ao Irão

Lusa 13 de junho de 2025 às 11:16

O ex-primeiro-ministro apelou a que seja evitada "uma nova e perigosa escalada, que desestabilizaria toda a região" do Médio Oriente.

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, apelou esta sexta-feira à contenção e à diplomacia após os ataques de Israel ao Irão, situação com a qual está "profundamente preocupado".

António Costa estará presente na "The Lisbon Conference"

"Estou profundamente preocupado com os últimos acontecimentos no Médio Oriente", referiu Costa, numa mensagem divulgada nas redes sociais, na qual apelou "à contenção e à diplomacia".

O ex-primeiro-ministro apelou ainda a que seja evitada "uma nova e perigosa escalada, que desestabilizaria toda a região" do Médio Oriente.

O exército de Israel atacou hoje a capital do Irão, com o Governo israelita a afirmar ter como alvo instalações nucleares e militares.

Os ataques noturnos, efetuados por 200 aviões contra uma centena de alvos, atingiram sobretudo Teerão e a central de enriquecimento de urânio de Natanz (centro).

As forças armadas iranianas afirmaram que não haverá limites na sua resposta a Israel após os ataques da madrugada a Teerão e a várias outras cidades do país.

Já durante a manhã, Israel disse foram lançados mais de 100 drones contra território israelita e que "todos os sistemas de defesa estão a funcionar para eliminar as ameaças".

A imprensa oficial iraniana já confirmou a morte de três dirigentes militares e de pelo menos seis cientistas nucleares.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela