Secções
Entrar

Andrew Tate e irmão saíram da Roménia e viajaram para os EUA

Diogo Barreto 27 de fevereiro de 2025 às 12:17

Os dois irmãos acusados na Roménia dos crimes de violação e tráfico humano, voaram para EUA a bordo de um jato privado. Mas ministério público diz que terão de voltar para o julgamento.

Andrew e Tristan Tate, os dois irmãos britânicos suspeitos de crimes de violação e tráfico humano, voaram para os Estados Unidos a bordo de um jato privado. Partiram com autorização do Ministério Público da Roménia que afirmou num comunicado citado pela Agence France Presse(AFP) que os dois irmãos - que também têm nacionalidade norte-americana - se comprometeram a voltar. 

Redes Sociais / Twitter

De acordo com o comunicado, os irmãos Tate continuam sob investigação e a única alteração no processo foi a aceitação do pedido feito pelos advogados dos irmãos para que pudessem sair do país com o compromisso de voltar quando fosse necessário. "Em relação a estes dois arguidos, indivíduos portadores de dupla nacionalidade, norte-americana e britânica, que se encontram sob tutela judicial nos processos-crime investigados pela DIICOT – Estrutura Central, prestamos o seguinte esclarecimento: o pedido de revogação da medida cautelar de tutela judicial foi indeferido, mantendo-se a mesma em ambos os casos em que corre a ação penal", referem os procuradores no comunicado emitido nesta quinta-feira.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Roménia, Emil Hurezeanu, confirmou que um enviado especial de Donald Trump tinha levantado o tema dos irmãos Tate durante uma conversa na Conferência de Segurança de Munique. Hurezeanu disse que não considerou a abordagem de Richard Grenell como uma "forma de pressão", embora Grenell tenha dito que o seu apoio aos irmãos era evidente.

Em janeiro, um tribunal romeno levantou a ordem de prisão domiciliária contra Andrew Tate, substituindo-a por uma medida mais leve, enquanto se aguarda pelo resultado da investigação criminal.

Na semana passada, foi noticiado que os EUA tinham pedido a Bucareste que os passaportes dos irmãos fossem devolvidos para que estes pudessem viajar para território norte-americano enquanto aguardam a conclusão do processo judicial. Segundo o Financial Times, vários funcionários da administração de Donald Trump começaram a abordar o governo romeno para discutir o caso destes irmãos desde que o 46º presidente assumiu a presidência.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela