Secções
Entrar

Espanha, Alemanha, Itália e França suspendem vacina da AstraZeneca

Diogo Barreto 15 de março de 2021 às 17:27

São já 16 os países que suspenderam o uso da vacina da AstraZeneca. Portugal continua a administrar esta vacina.

A Alemanha vai suspender o uso da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 devido aos relatos de formação de coágulos em pessoas que foram vacinadas, apesar da farmacêutica ter dito não ter encontrado provas de que a vacina seja responsável por estes coágulos. Depois da decisão alemã, seguiram-se Itália, França e Espanha. 

REUTERS/Benoit Tessier/File Photo

A rádio espanhola Cadena Ser avança que a suspensão da vacina será durante 15 dias, citando fontes anónimas. A posição da ministra da Saúde, Carolina Darias, era esperada esta segunda-feira. 

Com Alemanha, Espanha, Itália e França, são já 16 os países que suspenderam o uso da vacina: Dinamarca, Noruega, Holanda, Islândia, Irlanda, Bulgária, Áustria, Estónia, Letónia, Lituânia, Luxemburgo e Roménia. Portugal continua a administrar esta vacina.

O porta-voz do Ministério da Saúde alemão tinha dito à Reuters que a Alemanha iria continuar a administrar a vacina da AstraZeneca de acordo com as orientações da Agência do Medicamento Europeia. No entanto, o Instituto Paul Ehrlich aconselhou o regulador alemão das vacinas contra continuar a administrar a vacina enquanto não houver mais dados.

Itália também decidiu suspender o uso a nível nacional da vacina da AstraZeneca. A decisão deu-se depois de terem sido apreendidas centenas de milhar de doses pelos procuradores italianos, no Piemonte.

A Aifa, a autoridade italiana do medicamento, indicou que é uma "medida de precaução e temporária" enquanto a Agência Europeia do Medicamento (EMA) não toma uma decisão. 

Já a decisão francesa foi anunciada por Emmanuel Macron, o presidente francês. A suspensão dura pelo menos até à decisão da EMA, que é esperada amanhã à tarde. "A decisão que foi tomada com precaução é de suspender a vacinação com a vacina da AstraZeneca na esperança que recomecemos rapidamente se a EMA der luz verde", afirmou Macron numa conferência de imprensa com o primeiro-ministro espanhol.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela