Secções
Entrar

Alemanha lança operações contra círculos islâmicos por suspeitas de preparação de atentado

14 de janeiro de 2020 às 09:48

As buscas visam “pessoas de origem chechena” ligadas a “grupos islâmicos”, segundo o procurador-geral de Berlim. As operações estão a decorrer em Berlim, mas também nos estados de Brandemburgo, Turíngia e Renânia do Norte-Vestfália.

Várias operações policiais estão a decorrer na manhã desta terça-feira na Alemanha em "círculos islâmicos", por se suspeitar que está a ser planeado um ataque no país, anunciou o gabinete do procurador-geral de Berlim.

As buscas visam "pessoas de origem chechena" ligadas a "grupos islâmicos", disse o promotor na rede social Twitter, salientando que as "operações ainda estão a decorrer".

As operações estão a decorrer em Berlim, mas também nos estados de Brandemburgo, Turíngia e Renânia do Norte-Vestfália.

As autoridades alemãs estão em alerta para a ameaça islâmica que paira sobre o país desde o ataque com um camião no mercado de Natal, que foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico, que matou 12 pessoas em dezembro de 2016 em Berlim.

O autor, o tunisino Anis Amri, fugiu, mas chegou a ser baleado pela polícia italiana em Milão.

Desde então, as autoridades alemãs evitaram nove tentativas de ataque, incluindo duas em novembro de 2019, segundo dados do Departamento Federal de Polícia Criminal.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela