Secções
Entrar

Air France suspende voos para Telavive e Beirute "pelo menos" até segunda-feira

Lusa 25 de agosto de 2024 às 14:35

A decisão foi justificada com o agravamento das tensões entre Israel e o movimento xiita libanês Hezbollah.

A companhia aérea francesa Air France anuncioueste domingo a suspensão dos seus voos para Telavive, capital de Israel, e Beirute, capital do Líbano, "até pelo menos 26 de agosto", noticiou a agência AFP.

Reuters

A decisão foi justificada com o agravamento das tensões entre Israel e o movimento xiita libanês Hezbollah.

Tendo em conta a atual situação, "os voos de hoje e amanhã [segunda-feira] serão anulados", disse um representante da Air France, admitindo que a suspensão possa ser prolongada.

A companhia francesa - que opera uma ligação diária com aquelas cidades - fará novo ponto de situação na segunda-feira, acrescentou, não tendo fornecido informações sobre o que fará a filial 'low-cost' Transavia, que também opera voos para as duas cidades.

Em resposta ao assassinato de um dos seus líderes militares num ataque israelita, em 30 de julho, o Hezbollah lançou ataques contra bases militares em Israel e nos Montes Golã sírios, ocupados por Telavive.

Esta situação levou Israel a responder, destruindo "milhares de plataformas de lançamento de foguetes do Hezbollah", e a declarar o estado de emergência militar.

Desde outubro, a violência fez 605 mortos no Líbano, incluindo 391 combatentes do Hezbollah e pelo menos 131 civis, segundo um levantamento realizado pela AFP.

Do lado israelita, 23 soldados e 26 civis foram mortos, segundo as autoridades de Telavive.

Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, em outubro passado, o Hezbollah (pró-iraniano) e os seus aliados, incluindo o grupo islamita palestiniano Hamas, têm reivindicado a autoria de ataques contra Israel a partir do sul do Líbano.

Nas últimas semanas, muitos países apelaram aos seus cidadãos para que abandonassem o Líbano, onde está sediado o Hezbollah, e já são várias as companhias aéreas que suspenderam os voos para a região.

A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou há dias o prolongamento da suspensão dos voos para Beirute até 30 de setembro, e para Telavive e Teerão (capital do Irão) até 02 de setembro.

Já os voos para Amã, na Jordânia, e Erbil, no Iraque, que também haviam sido suspensos, vão ser retomados em 27 de agosto.

As primeiras companhias aéreas a cancelar os voos com escala em Telavive foram as norte-americanas Delta e United, mas rapidamente se juntaram outras, como a American Airlines, a Ryanair e a easyJet.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto