Secções
Entrar

Polaca de 23 anos que disse ser Maddie McCann comparece hoje em tribunal

Lusa 21 de fevereiro de 2025 às 14:20

O caso de Madeleine foi um dos mais mediáticos do mundo e os pais mantêm a campanha para que prossigam as investigações para a encontrar.

Uma mulher polaca de 23 anos que, nas redes sociais, disse ser a menina britânica desparecida em 2007 Madeleine McCann, vai comparecer hoje perante a justiça inglesa, após ser detida na quarta-feira e acusada de assédio.

Cofina Media

Julia Wandel, também conhecida como Julia Wandelt, foi detida na quarta-feira quando chegava da Polónia, no aeroporto de Bristol, Inglaterra, a pedido da polícia do condado de Leicestershire.

Esta força policial indicou, em comunicado, que a jovem enfrenta quatro tipos de acusação: duas por infrações alegadamente cometidas entre 2 de maio de 2024 e 15 de fevereiro de 2025, a terceira entre 3 de janeiro e 21 de abril de 2024 e a quarta entre 27 de novembro e 29 de dezembro de 2024.

A Polícia de Leicestershire precisou que uma mulher de 60 anos radicada em Gales, que foi detida com a jovem, ficou em liberdade, sob fiança.

As autoridades não forneceram detalhes, mas o diário The Daily Mail publica que as acusações estão relacionadas com a alegada perseguição aos pais de Madeleine, Kate e Gerry McCann, residentes naquele condado do centro de Inglaterra.

Segundo o jornal, Wandel converteu-se numa sensação na internet em fevereiro de 2023, quando publicou no Instagram, com a conta '@IAmMadeleineMcCann'(eu sou Madeleine McCann), e apareceu em programas televisivos a falar sobre a possibilidade de ser a criança desaparecida, aos três anos, em Portugal.

Esta semana usou uma nova conta nas redes sociais '@AmIJuliaWandelt', para partilhar os resultados de uma prova de ADN, segundo o jornal.

A 3 de maio de 2007, Madeleine McCann desapareceu do apartamento em que dormia com os irmãos gémeos, de dois anos, na Praia da Luz, enquanto os pais jantavam com amigos a poucos metros de distância, na estância balnear.

Em 2020, a polícia alemã declarou Christian Brückner como principal suspeito do sequestro e assassínio da criança, mas não se formalizaram acusações.

O caso de Madeleine foi um dos mais mediáticos do mundo e os pais mantêm a campanha para que prossigam as investigações para a encontrar.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela