Mulher que dizia ser Maddie McCann condenada por assediar a família
Julia Wandelt foi ilibada do crime de stalking.
Julia Wandelt foi ilibada do crime de stalking.
Libertado em 17 de setembro, após sete anos de prisão no seu país por violar uma septuagenária norte-americana em 2005 em Portugal, Christian Brückner foi considerado "muito perigoso" pela Justiça alemã e está obrigado a usar uma pulseira eletrónica e a informar do seu paradeiro ou qualquer mudança.
Julia Wandelt terá ligado cerca de 60 vezes para a mãe de Maddie McCann e visitou várias vezes a residência dos pais da criança desaparecida. O tribunal adiantou ainda que a polaca já havia fingido ser duas raparigas desaparecidas.
Brüeckner tinha ainda uma multa de 1.446 euros pendente de uma condenação anterior em 2015 e, caso não pagasse, teria pela frente mais 56 dias de prisão.
Uma vez mais, à custa do contribuinte português e por ordem da justiça alemã, a PJ vê-se obrigada a voltar ao terreno com recursos humanos e materiais. Sob o olhar atento de 30 polícias alemães que vieram para observar e certamente monitorizar o trabalho dos portugueses, escavam-se buracos e recolhem-se amostras de terra.
Há três dias que 30 inspetores da Polícia Judiciária e igual número de elementos da polícia alemã vasculham edifícios em ruínas, cisternas e poços abandonados em dezenas de propriedades na zona da Atalaia.
"Criou-se um perfil deste sujeito como um pedófilo, um abusador, e, apesar de não ser flor que se cheire, quer se dizer que porque ele é estas coisas e viveu ali perto está relacionado. Não, não há nada que o relacione, nem as antenas de telemóveis", revelou Gonçalo Amaral no NOW.
Notícia está a ser avançada pela CNN, que acrescenta que este pedido de retomada da investigação terá surgido por parte das autoridades alemãs.
O caso de Madeleine foi um dos mais mediáticos do mundo e os pais mantêm a campanha para que prossigam as investigações para a encontrar.
Nuno Melo foi eurodeputado durante 15 anos. Agora assume o cargo de ministro da Defesa Nacional no Governo de Luís Montenegro. Foi relator do Partido Popular Europeu nas medidas de combate à corrupção e escreveu o relatório que permitiu investigações mais rápidas no caso Maddie McCann.
Nuno Melo foi eurodeputado durante 15 anos. Agora assume o cargo de ministro da Defesa Nacional no Governo de Luís Montenegro. Foi relator do Partido Popular Europeu nas medidas de combate à corrupção e escreveu o relatório que permitiu investigações mais rápidas no caso Maddie McCann.
A suposta infância traumática e o facto de sentir que não pertencia à sua família foram o que levou a polaca Julia Wandelt a iniciar em 2023 a sua conta nas redes sociais, que se tornou viral.
Madeleine McCann desapareceu do quarto onde dormia num resort na Praia da Luz, no Algarve, em 2007.
BBC noticiou que a Polícia Judiciária fez um pedido de desculpas aos pais da criança inglesa desaparecida em 2007, pela forma como os agentes os teriam tratado durante a investigação. No entanto, num comunicado, as autoridades portuguesas negam que tal tenha acontecido.
Livro “Sem Rasto, Desaparecidos em Portugal” relata vários casos de desaparecimento em Portugal. Falámos com um dos autores, Luís Francisco, que conta que casos mais o marcaram.
Numa altura em que se voltou a falar no caso do desaparecimento de Maddie McCann, a SÁBADO entrevistou os psicólogos clínicos e forenses Mauro Paulino e Mariana Moniz para perceber, 16 anos depois, como se pode lidar com a repercussão de um caso em aberto como este.