Secções
Entrar

Os jovens que tentam voltar à Ucrânia para defender o seu país

Sandra Felgueiras, na Polónia , Diogo Camilo 28 de fevereiro de 2022 às 23:49

Enquanto milhares de famílias deixam a Ucrânia para fugir à guerra e às forças russas, muitos ucranianos voltam ao país para defender a terra-natal.

Numa altura em que mais de 256 mil pessoas atravessaram a fronteira da Ucrânia para fugir da invasão das forças militares russas, a SÁBADO encontrou o caso contrário: ucranianos, muitos deles jovens, que querem voltar ao seu país para apoiar Volodymyr Zelensky e defender a Ucrânia.

Os jovens que tentam entrar na Ucrânia para defender o seu país

"Esta é a minha terra natal. É o meu país e está a ser invadido. Há uma mobilização geral no país e tenho de ir lá ajudar", afirmou um destes jovens que tentam entrar na Ucrânia.

"Viva a Ucrânia", "vencer Putin" ou "a invasão tem de ser contida" são algumas das frases repetidas por ucranianos que abandonaram as suas vidas e os seus empregos por toda a Europa para virem combater pelo seu país, numa altura em que muitas famílias tentam fugir da Ucrânia.


Este é o mesmo testemunho de Max Karmazin, um entre os milhares de ucranianos em todo o país que avançaram com o pedido do presidente para pegar em armas e lutar contra os russos. O jovem, que chegou a fugir da capital, Kiev, com amigos, no dia da invasão russa, acabou por juntar-se às unidades de defesa territoriais porque sentiu que "devia ficar".

Na Ucrânia, homens e mulheres juntaram-se a unidades de defesa territorial e formaram as suas próprias milícias locais. Todos os homens entre os 18 e os 60 anos foram impedidos de deixar o país ao mesmo tempo que centenas de milhar abandonam-no. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela