Secções
Entrar

Covid-19. Províncias canadianas levantam restrições mas protestos continuam

Lusa 10 de fevereiro de 2022 às 08:14

Manifestantes contra a obrigatoriedade da vacinação continuam a bloquear com camiões a cidade de Otava e o acesso à fronteira dos Estados Unidos.

Várias províncias canadianas levantaram restrições implementadas para conter a covid-19, enquanto manifestantes contra a obrigatoriedade da vacinação continuam a bloquear com camiões a cidade de Otava e o acesso à fronteira dos Estados Unidos.

Manifestantes antivacinas no Canadá Reuters

Alberta, Saskatchewan, Quebeque e Ilha do Príncipe Eduardo anunciaram esta semana planos para reverter algumas ou todas medidas.

Alberta, a província mais conservadora do Canadá, deixou de exigir imediatamente o certificado de vacinação em locais como restaurantes e, no final do mês, será a vez do uso das máscaras.

A líder da oposição de Alberta, Rachel Notley, acusou o primeiro-ministro daquela província, Jason Kenney, de permitir que seja um "bloqueio ilegal a ditar medidas de saúde pública".

Os manifestantes estão a bloquear a passagem de fronteira em Coutts, Alberta, há mais de uma semana e meia. Cerca de 50 camiões permaneciam hoje no local.

Além disso, mais de 400 camiões paralisaram o centro de Otava, capital do Canadá, num protesto que começou no final de janeiro.

Um bloqueio de carrinhas entrou para o seu terceiro dia na Ambassador Bridge, entre Detroit e Windsor (Ontário). O tráfego foi impedido de entrar no Canadá, enquanto parte do trânsito com destino aos Estados Unidos ainda se encontrava em movimento.

A ponte transporta 25% de todo o comércio entre o Canadá e os Estados Unidos, e os deputados canadianos expressaram preocupação com os efeitos económicos.

O "comboio de camiões da liberdade" foi promovido por personalidades do canal de televisão norte-americano Fox News e atraiu apoio de muitos republicanos dos Estados Unidos, incluindo o ex-Presidente Donald Trump, que chamou ao primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, de "lunático de extrema-esquerda" que "destruiu o Canadá com leis insanas da covid[-19]".

Alguns manifestantes estão a protestar contra uma regra que entrou em vigor em 15 de janeiro, exigindo que os camionistas que entram no Canadá sejam totalmente imunizados contra o novo coronavírus SARS-CoV-2. Os protestos também abrangem queixas sobre o uso de máscaras e outras restrições, bem como opositores de Trudeau.

Os manifestantes pedem a destituição do Governo canadiano, embora a maioria das restrições tenham sido implementadas pelos governos provinciais.

As restrições pandémicas foram muito mais rígidas no Canadá do que nos Estados Unidos, mas os canadianos apoiaram-nas amplamente. A taxa de mortalidade por covid-19 no Canadá representa um terço da registada nos Estados Unidos.

"Estamos todos cansados, sim, estamos todos frustrados, mas continuamos aqui uns para os outros. Continuamos a saber que as regras e orientações da ciência e da saúde pública são o melhor caminho para a pandemia", disse Justin Trudeau no parlamento, em Otava.

Trudeau afirmou também que os "bloqueios" são "inaceitáveis" e que tiveram "um impacto negativo na economia" do país.

"Devemos fazer tudo para acabar com isso", insistiu Trudeau.

A mais recente vaga da covid-19, alimentada pela variante Ómicron altamente contagiosa, atingiu o Canadá, que é um dos países mais vacinados do mundo. Mais de 84% receberam pelo menos uma dose.

Apesar dos planos da província de Alberta de eliminar as medidas restritivas, os protestos prosseguiram.

Cerca de 90% dos camionistas canadianos são vacinados.

Associações de camionistas e muitas operadoras de grandes plataformas denunciaram os protestos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela