Secções
Entrar

Marcelo elogia liderança de Guterres na ONU "em condições muito difíceis"

23 de setembro de 2019 às 09:51

Presidente da República considera que secretário-geral da ONU tem tido um mandato de "grande sucesso" e manifestou-lhe "apoio integral".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje que António Guterres tem tido um mandato de "grande sucesso" como secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), "em condições muito difíceis", e manifestou-lhe "apoio integral".

O chefe de Estado português falava no final de um encontro com António Guterres, no seu gabinete nas Nações Unidas, em Nova Iorque, antes da Cimeira da Ação Climática desta segunda-feira e do debate geral da 74.ª Assembleia Geral da ONU, que começa na terça-feira.

"Portugal reafirma, um ano mais, um apoio integral às opções, às prioridades do secretário-geral António Guterres, todas elas, num mandato que tem sido um grande sucesso, em condições muito difíceis, à escala universal e à escala regional: uma grande indefinição económica, social, política, e com grandes tensões e conflitos potenciais", declarou, perante a comunicação social.

Marcelo Rebelo de Sousa salientou, depois, a Cimeira da Ação Climática, considerando que "representa um passo fundamental da liderança do secretário-geral António Guterres, numa causa que é universal".

"Portugal apoia essa causa. Portugal submeteu um ano antes o roteiro de descarbonização para 2050, com metas já para 2025 e 2030. Mas, como disse o senhor secretário-geral, também foi o primeiro país a avançar com um plano nacional de aplicação dos pactos relativos a migrantes e refugiados. São áreas prioritárias", referiu.

O Presidente da República acrescentou que "também é prioritário o empenho de Portugal no domínio dos oceanos, que está tão ligado às alterações climáticas" e destacou a realização da "conferência dos oceanos, em junho do ano que vem".

Antes, António Guterres tinha também destacado esta conferência, apontando-a como "uma das apostas fundamentais das Nações Unidas para o próximo ano" e saudando participação de Portugal na sua preparação.

No final da sua intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa disse que é uma honra para Portugal "que seja António Guterres o secretário-geral das Nações Unidas, pelo desempenho que tem tido nestes anos difíceis do seu mandato", iniciado em 01 de janeiro de 2017.

O Presidente da República e o secretário-geral da ONU reuniram-se ao final do dia de domingo em Nova Iorque, já madrugada de segunda-feira em Lisboa.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou no domingo a Nova Iorque, onde ficará até quarta-feira, para participar e intervir na Cimeira da Ação Climática e no debate geral da 74.ª Assembleia Geral da ONU.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela