Secções
Entrar

Zelensky reconhece "situação extremamente difícil" em Pokrovsk

Lusa 28 de agosto de 2024 às 20:44

O líder ucraniano indicou, por outro lado, que, apesar das circunstâncias adversas, a resiliência de cada unidade do Exército "é muito elevada neste momento", bem como a capacidade de destruir as forças invasoras.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reconheceu esta quarta-feira que a situação é "extremamente difícil" para o seu Exército perto da cidade de Pokrovsk, à medida que as tropas russas se aproximam deste importante centro logístico no leste do país.

A situação em Pokrovsk e outras áreas do Donbass "é extremamente difícil", afirmou o líder ucraniano na sua comunicação diária à nação.

"Os principais esforços e as maiores forças da Rússia estão concentrados lá", prosseguiu Zelensky, adicionando que a ofensiva da Ucrânia na região russa de Kursk impede Moscovo de "colocar mais pressão" na frente de combate na província de Donetsk.

O líder ucraniano indicou, por outro lado, que, apesar das circunstâncias adversas, a resiliência de cada unidade do Exército "é muito elevada neste momento", bem como a capacidade de destruir as forças invasoras.

Mesmo com a ofensiva surpresa lançada por Kiev em 06 de agosto na região russa de Kursk, a Rússia continua a ganhar terreno de forma constante em Donetsk, que continua a ser o centro dos combates, com o objetivo de conquistar a província ucraniana na sua totalidade.

Zelensky referiu, porém, que a ofensiva em solo russo permitiu aliviar a pressão no leste do seu país.

"Toda a tensão que transferimos para a Rússia significa que [Moscovo] não pode exercer mais pressão sobre a nossa região de Donetsk", observou.

O Presidente ucraniano afirmou ainda que as tropas do seu país continuaram a "expandir o território" sob o controlo na região de Kursk e fizeram novos prisioneiros de guerra durante o dia.

"Isto irá ajudar-nos a trazer para casa muitos dos nossos que estão em cativeiro na Rússia", reiterou, referindo-se às trocas de prisioneiros que ocorrem regularmente entre os dois beligerantes.

Ukrainian Presidential Press Service/Handout via REUTERS
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela