Secções
Entrar

Funcionário de galeria alemã despedido por pendurar a própria obra

Andreia Antunes 10 de abril de 2024 às 18:30

O homem terá feito dois furos na parede da galeria, o que levou o museu a apresentar uma queixa-crime por danos intencionais à propriedade.

Um técnico de um museu no sul da Alemanha foi despedido após ter pendurado um dos seus próprios quadros numa parede da galeria dedicada à arte moderna e contemporânea, tendo partilhado o espaço com as obras dapop artde Andy Warhol durante oito horas.

Museu Pinakothek der Moderne REUTERS/Alexandra Beier

O homem de 51 anos tinha levado a sua própria obra para exposição no museu Pinakothek der Moderne, situado em Munique, na Alemanha, "na esperança de conseguir a sua descoberta artística", afirmaram as autoridades alemãs ao jornal Süddeutsche Zeitung.

"O funcionário considera-se um artista e, muito provavelmente, viu o seu papel na equipa de instalação do museu como um trabalho diário para apoiar a verdadeira vocação", disse o porta-voz do museu ao jornal The Guardian.

Devido à sua função dentro do museu, o técnico tinha acesso à galeria fora do horário de funcionamento, não tendo chamado à atenção dos seguranças quando instalou a sua obra de arte de 60 centímetros por 120 centímetros numa das paredes do espaço da ala leste.

O quadro, que tinha sido pendurado de madrugada, foi detetado por um dos funcionários logo após a abertura do museu nesse mesmo dia. "Foi tomada a decisão de manter o quadro em exposição enquanto a galeria estivesse aberta e de o retirar após a hora de encerramento, às 18 horas", mencionou o porta-voz.

O museu Pinakothek der Moderne optou por não comentar a temática ou o estilo do quadro uma vez que poderia "encorajar imitadores". "Tudo o que posso dizer é que não recebemos nenhuma reação positiva dos visitantes da galeria", acrescentou.

A galeria, que apenas confirmou o despedimento do funcionário na terça-feira, dia 9, apesar de o incidente ter ocorrido a 23 de fevereiro, rescindiu o contrato do técnico e proibiu-o de entrar nas instalações.

Ao pendurar o quadro, o homem terá feito dois furos na parede da galeria, o que levou o museu a apresentar uma queixa-crime por danos intencionais à propriedade. A polícia está a investigar o caso.

O Pinakothek der Moderne expõe arte, arquitetura, design e obras em papel dos séculos XX e XXI. A coleção possui mais de 20 mil obras, incluindo pinturas de Pablo Picasso, Max Beckmann e Paul Klee.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto