Funcionário de galeria alemã despedido por pendurar a própria obra
O homem terá feito dois furos na parede da galeria, o que levou o museu a apresentar uma queixa-crime por danos intencionais à propriedade.
Um técnico de um museu no sul da Alemanha foi despedido após ter pendurado um dos seus próprios quadros numa parede da galeria dedicada à arte moderna e contemporânea, tendo partilhado o espaço com as obras dapop artde Andy Warhol durante oito horas.
O homem de 51 anos tinha levado a sua própria obra para exposição no museu Pinakothek der Moderne, situado em Munique, na Alemanha, "na esperança de conseguir a sua descoberta artística", afirmaram as autoridades alemãs ao jornal Süddeutsche Zeitung.
"O funcionário considera-se um artista e, muito provavelmente, viu o seu papel na equipa de instalação do museu como um trabalho diário para apoiar a verdadeira vocação", disse o porta-voz do museu ao jornal The Guardian.
Devido à sua função dentro do museu, o técnico tinha acesso à galeria fora do horário de funcionamento, não tendo chamado à atenção dos seguranças quando instalou a sua obra de arte de 60 centímetros por 120 centímetros numa das paredes do espaço da ala leste.
O quadro, que tinha sido pendurado de madrugada, foi detetado por um dos funcionários logo após a abertura do museu nesse mesmo dia. "Foi tomada a decisão de manter o quadro em exposição enquanto a galeria estivesse aberta e de o retirar após a hora de encerramento, às 18 horas", mencionou o porta-voz.
O museu Pinakothek der Moderne optou por não comentar a temática ou o estilo do quadro uma vez que poderia "encorajar imitadores". "Tudo o que posso dizer é que não recebemos nenhuma reação positiva dos visitantes da galeria", acrescentou.
A galeria, que apenas confirmou o despedimento do funcionário na terça-feira, dia 9, apesar de o incidente ter ocorrido a 23 de fevereiro, rescindiu o contrato do técnico e proibiu-o de entrar nas instalações.
Ao pendurar o quadro, o homem terá feito dois furos na parede da galeria, o que levou o museu a apresentar uma queixa-crime por danos intencionais à propriedade. A polícia está a investigar o caso.
O Pinakothek der Moderne expõe arte, arquitetura, design e obras em papel dos séculos XX e XXI. A coleção possui mais de 20 mil obras, incluindo pinturas de Pablo Picasso, Max Beckmann e Paul Klee.
Edições do Dia
Boas leituras!