Escondido na simplicidade de nos sentarmos num bar e pedirmos uma Guinness está algo maior do que aquilo que nos chega no copo. Está uma história, uma herança, um mito e um nome que atravessou séculos e fronteiras, uma promessa que tem tanto de peso como de sustento. A Casa Guinness, a nova série da Netflix criada por Steven Knight (Peaky Blinders), recupera esse imaginário e transforma-o em drama.
Disponível desde 25 de setembro, tem oito episódios, ao longo dos quais recuamos ao século XIX, entre Dublin e Nova Iorque, ao encontro de uma família que se descobre na sombra de um império à mercê das escolhas que o podem engrandecer ou arruinar.
A narrativa começa com a morte de Sir Benjamin Guinness, patriarca da família, figura decisiva para o sucesso global da cervejeira homónima. A partir desse momento, a série explora o impacto do seu testamento nos destinos de Arthur (Anthony Boyle), Edward (Louis Partridge), Anne (Emily Fairn) e Ben (Fionn O’Shea) — cada um com ambições, segredos e responsabilidades diferentes.
Além dos herdeiros, A Casa Guinness dá-nos também um retrato das personagens que orbitam o tabuleiro da Dublin da época, intimamente ligadas ao fenómeno Guinness; trabalhadores, parceiros, concorrentes e observadores sentem os efeitos de uma fortuna que se expande mas também divide. A série constrói cenários em que honra, culpa, lealdade e identidade andam de mãos dadas.
"House of Guinness" na Netflix: drama histórico de intriga e ambiçãoBen Blackall/Netflix
Em entrevista ao site Tudum, Steven Knight explica que que esta é “a extraordinária história de uma família que, por acaso, é herdeira da maior cervejaria do mundo. São jovens e têm a tarefa de assumir esta marca incrivelmente bem-sucedida.” A primeira prioridade, acrescenta, é “não estragar tudo. E a segunda prioridade é tornar a Guinness ainda maior".
"Uma série para ver esta semana" é uma rubrica semanal em que lhe sugerimos, todas as segundas-feiras, uma série para ver ao longo dos próximos dias - uma rubrica a cargo do jornalista da SÁBADO Tiago Neto.