De 18 a 20 de julho, este festival de comida volta a Aveiro para a terceira edição, integrado na programação oficial do Festival dos Canais.
Para muitos, é o mais importante festival de verão do País. Conjugando comida pensada e preparada por chefs escolhidos a dedo, concertos alinhados com o ambiente, ambiente esse criado por um cenário normalmente surpreendente até para quem já conhece o evento, o Chefs on Fire é daqueles festivais que até o maior dos cínicos tem dificuldade em criticar (normalmente, é atacado pelo preço da entrada, que, de facto, não é - não pode ser? - para todas as carteiras). Nem centralista lhe podem chamar: sim, começou no Estoril, mas ainda agora esteve no Algarve, e, em Aveiro, já vai para a terceira edição.
É mesmo: de 18 a 20 de julho, o Chefs on Fire regressa a Aveiro para a sua terceira edição. Integrado na programação oficial do Festival dos Canais, apresenta-se com 12 chefs, seis concertos, uma fogueira e a ria e os canais como pano de fundo para a festa da comida e da bebida.
"Organizado pela LOHAD, em co-produção com a Câmara Municipal de Aveiro, o maior festival gastronómico de cozinha no fogo da Europa volta a transformar o jardim do Parque Infante D. Pedro num espaço intimista que celebra a criatividade gastronómica, ao som da melhor música portuguesa", pode ler-se em comunicado.
Vamos, então, ao que interessa: a fazer carne estarão João Magalhães, do Pata Gorda, Miguel Peres, do Pigmeu, e Ricardo Costa, do The Yeatman. A trabalhar com peixe, estarão Cristiano Barata, do Mercantel, Tiago Bonito, do Palacete Severo, e Francisco Nogueira, do Tricky’s. A apresentar comida vegetariana estarão Rafaela Ferreira, do Exuberante, João Saloio, do Mãe, e João Guedes, do Flora. Para terminar, nas sobremesas, estarão Verónica Dias, do Brites, Ana Patrícia Correia, da Marupiu, e Claiton Ferreira, do Sala de Corte.
Os bilhetes estão disponíveis no site do festival - a entrada custa 40 euros e inclui um almoço ou jantar, com um menu de 4 pratos de comida de 180g cada (1 prato de carne, 1 prato de peixe, 1 prato vegetariano e 1 sobremesa), mais um concerto e oferta de um cocktail. Para os miúdos a entrada fica por 20 euros.