Sábado – Pense por si

Os vídeos e as imagens do impressionante concerto de Lady Gaga no Brasil

Na praia de Copacabana, Rio de Janeiro, terão estado no sábado mais de dois milhões de pessoas para assistir a um concerto de Lady Gaga. Foram impedidos dois atentados à bomba.

Capa da Sábado Edição 9 a 15 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 9 a 15 de setembro
Lady Gaga para 2 milhões de pessoas: os vídeos e as imagens
Gonçalo Correia 05 de maio de 2025 às 16:03

Mais de 2 milhões de pessoas (2,1 milhões foi a estimativa anunciada pela organização) estiveram no passado sábado, 3 de maio, no concerto de entrada livre que a cantora Lady Gaga deu em Copacana, no Rio de Janeiro. 

A segunda edição de Todo Mundo no Rio - série de concertos de grande escala na Praia de Copacabana, que arrancou em 2024 com uma atuação de Madonna para 1,6 milhões de pessoas - aconteceu este fim de semana, financiada pelo Governo do Rio de Janeiro e por patrocinadores. As imagens (pode vê-las acima) e vídeos do evento atestam bem a dimensão do espetáculo.

Nas redes sociais, a cantora já reagiu: "Nada podia preparar-me para o que senti durante o concerto da noite passada [sábado, 3 de maio] - o profundo orgulho e a imensa alegria que senti a cantar para o povo brasileiro. A visão da multidão com que me deparei nas minhas primeiras canções foi de cortar a respiração."

Na mensagem, Lady Gaga fala diretamente aos brasileiros: "O vosso coração brilha de forma tão reluzente, a vossa cultura é tão vibrante e tão especial... espero que saibam o quão grata estou por poder ter partilhado este momento histórico convosco."

Notando que teve "a maior plateia para uma mulher na história", rematou agradecendo aos fãs do Rio de Janeiro por "terem esperado [desde 2012] que regressasse" e garantindo que "nunca esquecerá este momento".

O espetáculo foi também transmitido em direto no Brasil, através da Globoplay, da TV Globo e da Multishow e fica marcado pela detenção de duas pessoas, suspeitas de estarem envolvidas no alegado planeamento de dois ataques que visariam a atuação de Lady Gaga em Copacabana e a comunidade LGBTQ do Brasil, noticiaram já meios como o The Guardian e a CNN Brasil.

Em nota oficial, a Secretaria da Polícia Civil do Rio de Janeiro comunicou que as autoridades policiais do Estado, "em conjunto com o Ministério da Justiça", impediram "um ataque à bomba que ocorreria no show da Lady Gaga, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. O responsável pelo plano foi preso e um adolescente detido". Foram ainda "identificados envolvidos que recrutavam virtualmente participantes para promover ataques com uso de explosivos improvisados - o plano visava obter notoriedade nas redes sociais", indicou a polícia.

Foi também identificada uma segunda ameaça, relacionada com um suspeito que estava a fazer "ameaças em grupos escondidos na internet" e que teria a intenção de "instalar explosivos" perto do palco. Para "evitar que o plano fosse colocado em prática", as autoridades agiram em conformidade.

O alinhamento e a operação de segurança

O concerto foi de entrada livre mas estima-se que o espetáculo possa dar um retorno de 84.5 milhões de euros à economia local, refere a estação britânica BBC.

O alinhamento do concerto incluiu alguns dos temas mais populares da carreira da cantora - Poker Face, Bad Romance, Papparazzi, Born This Way e Alejandro - mas também canções do disco novo Mayhem, editado este ano, como Abracadabra, Die With a Smile e Disease.

Segundo refere também a BBC, a operação de segurança do concerto envolveu 5.000 polícias em serviço - e os espectadores tiveram de passar por detetores de metais, tendo as autoridades recorrido a sistemas de reconhecimento facial e drones para garantir a segurança de todos os presentes.

No espetáculo, a cantora fez referência à longa espera, dado que desde 2012 não atuava no país: "Vocês esperaram por mim, esperaram mais de dez anos."

Com uma carreira iniciada no começo dos anos 2000 - portanto, há 25 anos -, Stefani Joanne Angelina Germanotta, mais conhecida pelo nome artístico Lady Gaga, tem já editados seis álbuns de originais, a que se somam dois discos colaborativos gravados com o cantor Tony Bennett. Gaga tem ainda uma carreira no cinema, já tendo desempenhado papéis em filmes e musicais como A Star is Born e Joker: Folie à Deux.

Nota - Texto atualizado às 17h30 com informações sobre o alinhamento e a operação de segurança do espetáculo

Artigos Relacionados
A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h