Seis temas foram este sábado escolhidos na primeira semifinal do Festival da Canção 2025, de entre 10 canções candidatas à final, agendada para 8 de março, com a vencedora a representar Portugal no 69.º Festival Eurovisão da Canção, na Suíça.
As primeiras cinco canções escolhidas nesta semifinal são Calafrio (Jéssica Pina), Tristeza (Josh), A minha casa (Marco Rodrigues), Ninguém (Bluay) e Eu sei que o amor (Margarida Campelo), através do sistema de votação habitual (metade da pontuação atribuída por um júri profissional e a outra metade pelo público). A sexta canção, Adamastor (Peculiar), foi escolhida apenas pela votação do público. Pode ver as atuações dos primeiros finalistas no final deste artigo.
Na semifinal, competiram os primeiros 10 dos 20 temas que este ano disputam o concurso. Além dos seis temas escolhidos, apresentaram-se ainda aos jurados e ao público as canções Ai Senhor! (autoria e interpretação de Xico Gaiato), Voltas (autoria de Tiago Sampaio/interpretação de Rita Sampaio), Sobre Nós (Du Nothin) e Lisboa (Capital da Bulgária).
Na segunda semifinal, marcada para 1 de março, competem outras 10 canções. Nesse dia serão escolhidas as restantes seis canções que disputarão a final.
Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas. Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.
Este ano, à semelhança de anos anteriores, as duas semifinais e a final acontecem nos estúdios na RTP em Lisboa e são emitidas em direto na RTP1, RTP África, RTP Internacional e RTP Play.
O tema vencedor irá representar Portugal no 69.º Festival Eurovisão da Canção, que este ano acontece em Basileia, na Suíça, país que venceu o concurso no ano passado.
As semifinais vão acontecer em 13 e 15 de maio de 2025, enquanto a final decorre no dia 17 de maio.
A Suíça venceu o 68.º Festival Eurovisão da Canção, em Malmö, na Suécia, com o tema The Code, interpretado por Nemo. Já a representante portuguesa, iolanda, alcançou o 10.º lugar com a canção Grito.
Portugal participou pela primeira vez no Festival Eurovisão da Canção em 1964, tendo entretanto falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016). Em 2017, Portugal venceu pela primeira e única vez o concurso com a canção Amar pelos dois, de Luísa Sobral, interpretada por Salvador Sobral.
Conheça melhor aqui as primeiras canções finalistas:
Jéssica Pina - Calafrio
Josh - Tristeza
Marco Rodrigues - A Minha Casa
Bluay - Ninguém
Margarida Campelo - Eu Sei Que o Amor
Peculiar - Adamastor