Sábado – Pense por si

A nova batalha na China? Ne Zha 2 vs. Capitão América

O filme de animação chinês sobre um menino com poderes mágicos que luta contra demónios estreou no final de janeiro e já é um êxito na China. Ao mesmo tempo, nas redes sociais há uma campanha contra o filme da Marvel.

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
Gabriela Ângelo 21 de fevereiro de 2025 às 12:56
Poster NeZha 2
Poster NeZha 2 LONG WEI/AP

Com um recorde de receitas que ronda os 1,7 mil milhões de dólares (1,6 milhões de euros), o filme de animação chinês Ne Zha 2 tornou-se o mais visto de todos os tempos, ultrapassando o filme da Pixar Inside Out 2.

O triunfo do filme, baseado num romance clássico chinês do século XVI chamado Investidura dos Deuses, desencadeou uma onda de orgulho nacional por toda a China, competindo e partilhando salas de cinema com o filme norte-americano do universo Marvel, Capitão América: Admirável Mundo Novo

Segundo relata a BBC, nos meios de comunicação chineses e nas redes sociais, as pessoas comentam o fraco desempenho do filme norte-americano na China. Dos 92 milhões de dólares (88 milhões de euros) que o filme rendeu fora dos EUA, apenas 10,6 milhões de dólares (10,1 milhões de euros) vieram da China, que é o maior mercado estrangeiro de Hollywood. 

"Não me interessa se o Ne Zha 2 consegue sobreviver no estrangeiro, mas o Capitão América tem de morrer na China", lê-se em repetição em várias publicações nas redes sociais chinesas. Já um ensaio sobre os filmes tem como título "Não é o Capitão América que está a morrer, mas a América que está a morrer".

Há ainda quem critique o facto de Ne Zha 2 não ter tido projeções suficientes nos cinemas norte-americanos, acusando os cinemas nos EUA de exibirem outros filmes em vez da obra de animação. 

Ne Zha 2 chegou aos cinemas chineses a 29 de janeiro, fazendo parte de uma série de filmes destinados a captar as audiências durante o feriado do Ano Novo Chinês. Em menos de duas semanas ultrapassou a barreira dos mil milhões de dólares (956 milhões de euros) e está a ser saudado como um símbolo de progresso do cinema chinês e um sinal de rivalidade com os outros êxitos que saem de Hollywood. 

Outros êxitos de bilheteira na China também têm pendor patriótico, como o filme A Batalha do Lago Changjin (em tradução livre), um filme sobre a Guerra da Coreia, que era o filme mais visto na China até chegar Ne Zha 2.

Artigos Relacionados
A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)