Secções
Entrar

Os NAPA são os vencedores do Festival da Canção

Já é conhecido o sucessor de Iolanda (2024), que vai representar Portugal na Eurovisão em Basileia, na Suíça: a banda madeirense NAPA.

Gonçalo Correia 09 de março de 2025 às 00:43
Pedro Pina / RTP

Os NAPA são os mais recentes vencedores do Festival da Canção e vão representar Portugal no próximo Festival Eurovisão da Canção, que este ano decorre entre 13 e 17 de maio em Basileia, na Suíça.

O vencedor foi apurado este sábado à noite, na final da edição deste ano do concurso da RTP, que foi transmitida pela RTP1 e apresentada por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim.

Os NAPA sucedem assim a Iolanda (2024), Mimicat (2023), MARO (2022), The Black Mamba (2021), Elisa (2020), Conan Osiris (2019), Cláudia Pascoal (2018) e Salvador Sobral (2017), os vencedores anteriores do concurso. 

Veja aqui a atuação na final, que lhes deu a vitória no concurso:

A banda madeirense ficou à frente de Diana Vilarinho (2.ª classificada, com os mesmos pontos que os NAPA mas sem a preferência do público, que desempatava, face ao júri) e Fernando Daniel (3ª classificado) e vai ser assim a representante de Portugal no concurso internacional de canções.

Nos últimos quatro anos, Portugal apurou-se sempre para a final da Eurovisão: Iolanda ficou em 10.º lugar (2024), Mimicat em 23.º lugar (2023), MARO em 9.º lugar (2022) e os Black Mamba em 12.º lugar (2021).

Em 2017, Salvador Sobral tornou-se o primeiro vencedor português do concurso, que nesse ano aconteceu em Kiev, na Ucrânia. Superou, assim, os registos de Lúcia Moniz (6.º lugar em Oslo, em 1996), Carlos Mendes (7.º lugar em Edimburgo, em 1972) e José Cid (7.º lugar em Haia, em 1970). Dulce Pontes, Sara Tavares, Tonicha, Manuela Bravo, Fernando Tordo e Anabela também conseguiram ficar no top 10 da Eurovisão.

Em Portugal, o Festival da Canção decorreu pela primeira vez em 1964, ano em que António Calvário venceu com Oração. Temas como O Vento Mudou (Eduardo Nascimento), Desfolhada Portuguesa (Simone de Oliveira), Tourada (Fernando Tordo), E Depois do Adeus (Paulo de Carvalho), Uma Flor de Verde Pinho (Carlos do Carmo), Dai-li-dou (Gemini), Um Grande, Grande Amor (José Cid), Playback (Carlos Paião), Bem Bom (Doce) e Silêncio e Tanta Gente (Maria Guinot) foram alguns dos temas vencedores ao longo da história do festival.

Uma carta à Madeira que conquistou o coração do público

No dia da primeira semifinal da edição deste ano, a SÁBADO publicava um texto em que dava conta de que Deslocado, da banda madeirense NAPA, era a canção mais ouvida àquela data, das 20 que concorriam este ano por um lugar na final - uma métrica calculada a partir da soma do número de plays no Spotify e no Youtube, as duas plataformas mais utilizadas para consumo digital de música (via streaming). Também na rede social TikTok a canção ganhou tração.

O tema, que na altura era seguido nas preferências por Medo, de Fernando Daniel (ficou em 3.º lugar) e Tristeza, de JOSH (ficou em 5.º lugar), era assim descrito: "Deslocado é uma declaração de amor à Madeira, de quem veio "de longe", do "meio do mar, no coração do oceano", a expressão cantada da vontade de regressar "à minha casa / ilha, paz, Madeira", uma canção indie-pop elegante, clássica, sonhadora, destes rapazes que já não merecem ser chamados só de "Capitão Fausto da Madeira". Eles são os NAPA e é bem provável que para estes miúdos (...) tudo vá mudar depois do Festival da Canção."

Em tempos conhecida como Man on the Couch, a banda formou-se "entre a energia dos Arctic Monkeys e Red Hot Chilli Peppers, as melodias dos Beatles e a sensibilidade de Caetano Veloso e Tom Jobim", lê-se na biografia publicada no site da RTP, organizadora do Festival da Canção. O grupo conta já com dois álbuns editados, Senso Comum (2019) e Logo se Vê (2023). Para este ano está - ou pelo menos estava - prevista a edição do terceiro álbum.

Consulte a ordem final de classificação dos finalistas do Festival da Canção:

1.º - NAPA, Deslocado, 17 pontos
2.º - Diana Vilarinho, Cotovia, 17 pontos
3.º - Fernando Daniel, Medo, 16 pontos
4.º - HENKA, I Wanna Destroy You, 12 pontos
5.º - JOSH, Tristeza, 12 pontos
6.º - Jéssica Pina, Calafrio, 12 pontos
7.º - Bombazine, Apago Tudo, 8 pontos
8.º - Marco Rodrigues, A Minha Casa, 7 pontos
9.º - Margarida Campelo, Eu Sei que o Amor, 6 pontos
10.º - Peculiar, Adamastor, 4 pontos
11.º - Emmy Curl, Rapsódia da Paz, 4 pontos
12.º - Bluay, Ninguém, 1 ponto

Artigos Relacionados
Receba o seu guia para sair
todas as semanas no seu e-mail
Subscreva a Newsletter GPS e seja o primeiro a saber as melhores sugestões de fim-de-semana. Subscreva Já