Os 24 semifinalistas do concurso de stand up comedy da SÁBADO já estão escolhidos, o que significa que se aproximam as quatro semifinais. A primeira apresentação ao vivo dos concorrentes acontece na Associação Recreativa e Cultural de Músicos, em Faro, já esta terça-feira, dia 25 de abril.
Durante a próxima fase, os aspirantes a humoristas vão participar em sessões de open mic que vão decorrer em quatro regiões diferentes do País. Em cada sessão, participam seis semifinalistas, cujas atuações vão ser avaliadas e comentadas pelos humoristas e mentores do concurso: Marco Horácio, Miguel Sete Estacas e Sofia Bernardo. “Na semifinal em Faro, os mentores vão escolher o seu primeiro protegido”, explica Paulo Oliveira, responsável da BANG Produções, que colabora com a SÁBADO na produção do concurso.
Sobre os concorrentes da nova edição, afirma: “Acho que o nível este ano está mais apurado. Das candidaturas que entraram, o meu olho para a comédia diz que está a chegar gente mais preparada do que no ano passado.” Ao todo, foram 83 os aspirantes a comediantes que se inscreveram para O Último a Rir.
“Este ano, quem envia o vídeo, envia já em registo de stand up comedy. São pessoas que já experimentaram e que já têm algumas noções de palco, o que vai garantir uma qualidade maior”, prevê.
Depois da passagem por Faro, as sessões de stand up seguem para a Casa das Caldeiras, em Coimbra (3 de maio), o Vintage, no Porto (4 de maio) e o bar Samambaia, em Lisboa (11 de maio). Após a última semifinal, os mentores reúnem um total de quatro “protegidos” por equipa, mas só metade vai chegar à última fase d’O Último a Rir.
Na Gala Final, que vai decorrer num teatro, em Lisboa, os concorrentes serão avaliados por um painel de jurados, que vai decidir quem são os três vencedores, de acordo com a qualidade do texto, a originalidade e a interpretação.
Na primeira edição do concurso da SÁBADO, em 2022, o humorista Dagu (Daniel Silva) venceu o primeiro prémio, com um texto que abordava o combate à homofobia. Os concorrentes Rodrigo Duarte e Bruna Cunha também foram distinguidos, o ano passado, com o segundo e o terceiro prémio.