O cantor e compositor Chico Buarque, com 78 anos, venceu a 31.ª edição do Prémio Camões, em 2019. Irá receber o prémio, a 24 de abril, durante a visita oficial do presidente brasileiro, Lula da Silva, a Portugal. A cerimónia vai acontecer no Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, às 16h, na presença de Marcelo Rebelo de Sousa eLuiz Inácio Lula da Silva.
A entrega do prémio foi adiada devido à pandemia, meses depois do antigo presidente do Brasil Jair Bolsonaro, afirmar que a assinatura do diploma não era uma prioridade para si. Na altura, o então chefe de estado do Brasil disse que iria assinar o documento "até 31 de dezembro de 2026".
Autor de canções comoConstrução (1971),Apesar de Você (1970), Roda Viva (1967) e muitas outras obras ligadas à defesa da liberdade e da oposição à ditadura, Chico Buarque vem também apresentar a sua novatourQue tal um Samba, no Super Bock Arena, no Porto, a 26 e 27 de maio, e no Campo Pequeno, em Lisboa, a 1, 2 e 3 de junho. A cantora brasileira Mônica Salmaso vai marcar presença nos concertos como convidada especial.
Cedo na música
ACanção dos Olhosfoi a primeira a música escrita pelo cantor brasileiro quando tinha apenas 15 anos. Em 1963, apresentou a músicaTem Mais Samba, um dos primeiros lançamentos oficiais do cantor, considerado pelo próprio como um marco na sua carreira.
Infância
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro e é filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda e da pianista Maria Amélia Cesário Alvim. Nos anos 40, com 2 anos muda-se com a família para São Paulo, no Brasil, e em 1953, imigra para Itália, por causa do trabalho do pai. Em 1963, Chico Buarque voltou para a Brasil para frequentar a Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo.
Vasta discografia
Chico Buarque é conhecido por ser um dos nomes maiores da música brasileira, com cerca de 80 álbuns lançados desde o início da carreira. O primeiro foi lançado em 1966 e chama-seChico Buarque de Hollanda. A música A Banda, que fazia parte do disco, venceu o Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, interpretada por Nara Leão.
Exílio e oposição à ditadura
Em 1969, o músico, que se manifestou várias vezes nas suas músicas contra a ditadura militar no Brasil (1964 a 1985), decidiu exilar-se em Itália. Viu várias músicas serem censuradas, incluindo,Apesar de Você(1970) eCálice(1978), e chegou a ser perseguido.
Polémica com a canção Com Açúcar, Com Afeto
No documentário O Canto Livre de Nara Leão, que estreou em 2022, o músico referiu que não iria voltar a cantar a música Com Açúcar, Com Afeto. Escrita a pedido de Nara Leão, em 1967, a letra deCom Açúcar, Com Afetofoi criticada por retratar uma relação submissa e abusiva e por ser considerada machista.
Os livros
Além de músico e compositor, Chico Buarque também é autor de vários livros, como,Estorvo(1991),Leite Derramado(2009),Budapeste(2003) eAnos de Chumbo(2021). Em 2019, foi vencedor do galardão literário Prémio Camões, criado pelos governos de Portugal e do Brasil, em 1988.