Sábado – Pense por si

Sara Sampaio diz que o seu plano "nunca foi ser modelo"

Em entrevista à Hollywood Reporter, a modelo e agora atriz portuguesa abre o livro sobre o passado, os sonhos que tinha e a paixão pela representação.

Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
Sara Sampaio diz que o seu plano 'nunca foi ser modelo'
Gonçalo Correia 17 de julho de 2025 às 11:48
Sara Sampaio
Sara Sampaio Warner Bros.

"O meu plano nunca foi ser modelo." Quem o diz é Sara Sampaio, que se notabilizou como supermodelo - e como um dos anjos da marca Victoria's Secret - antes de, mais recentemente, ter começado a dedicar-se mais à representação.

Em entrevista à revista Hollywood Reporter, a propósito do seu mais recente papel em Superman - o novo filme da saga Super-Homem, realizado por James Gunn -, a modelo e atriz portuguesa falou sobre a sua relação com a representação. "Sempre quis ser atriz. Mesmo quando tinha como plano ir para a universidade, queria estudar representação mas os meus pais convenceram-me a ir frequentar um curso 'normal'. Comecei depois a desfilar, pelo que acabei por não fazer nenhuma das duas coisas [estudar representação ou terminar o curso, que chegou a frequentar, de Matemática Aplicada, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa]", recordou.

Garantindo estar "grata pela oportunidade" que teve na moda, Sara Sampaio diz ter sentido sempre "que isso não me preenchia". "Faltava alguma coisa", acrescentou, "portanto, ser atriz esteve sempre na minha cabeça, mas queria fazê-lo bem e nunca tive tempo para ter aulas de representação [devido à moda]. Tive de tomar a decisão de dar um passo atrás e concentrar-me na representação. Pensava: o que tiver de acontecer, acontecerá. Mas se não o tentar agora, nunca o farei".

Sobre como conseguiu o papel recente em Superman, onde interpreta a personagem Eve Teschmacher, do universo DC, Sara Sampaio recordou a gravação em vídeo que enviou como casting: "Estava loucamente nervosa. Era o Superman e, obviamente, um papel que adorava. Comecei a representar e fazer audições quando toda a gente começou a fazer castings por Zoom e através de gravações em vídeo [durante a pandemia]. [...] Não sabia o que esperar. Pus simplesmente a minha energia na personagem. Pensava: faz o teu melhor, mostra a melhor versão de ti e diverte-te."

Sara Sampaio disse ainda na entrevista não se ter inspirado "em ninguém em particular, em exclusivo" para o papel de Eve. "Mas há definitivamente partes minhas na personagem - e tenho a certeza que nela há partes de amigas minhas, também. Também fui inspirada pela Harley Quinn e pela Eve Teschmacher original, a dos filmes da saga feitos pelo Richard Donner [a versão da personagem interpretada pela atriz Valerie Perrine, nos filmes anteriores Superman, de 1978 e Superman II, de 1980]. Em ambos os filmes são personagens vistas, de certa forma, como sex symbols, mas também têm uma vertente cativante que não queria perder. Por isso, queria que ela fosse realmente fundamentada e credível."

Na entrevista, a modelo e atriz comenta ainda a relação que tem com a conterrânea Daniela Melchior, que tem vindo a traçar um percurso afirmativo em Hollywood de há vários anos para cá: "A indústria em Portugal não é assim tão grande, portanto já conhecia a Daniela e temos muitos amigos em comum. Fico sempre muito feliz por ver talento português ter sucesso seja no que for. [...] De certa forma, tornámo-nos amigas mas não a vejo muitas vezes porque ela vive em Portugal".

Artigos Relacionados
A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h