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Melhores curtas-metragens do ano vão passar no Cinema São Jorge em julho
Entre 2 e 4 de julho, o cinema lisboeta vai exibir as "curtas" que mais se destacaram por todo o mundo no último ano, vencedoras de prémios como os Óscares, Goya, BAFTA, Sophia e Magritte.
As melhores curtas-metragens do ano, de todo o mundo, vão ser exibidas no Cinema São Jorge, em Lisboa, entre os dias 2 e 4 de julho, numa iniciativa da Academia Portuguesa de Cinema, com entrada gratuita.
É o regresso de mais uma edição da mostra internacionalLes Nuits en Or, que leva ao São Jorge 32 curtas-metragens premiadas, oriundas de várias partes do mundo, entre elas a portuguesaIce Merchants, de João González, anunciaram esta quarta-feira os organizadores em comunicado.
O programaLes Nuits en Orfoi criado em 2007 pela Academia dos Césares, em França, com o objetivo de dar destaque ao melhor da curta-metragem internacional, reunindo filmes que ganharam o equivalente ao César na academia de cinema do seu país: Óscar, Goya, BAFTA, Sophia, David di Donatello, Magritte, entre outros.
Organizado em Portugal pela Academia Portuguesa de Cinema, este ano o ciclo de 'curtas' terá exibição a partir das 19h, começando no dia 2 de julho com uma sessão que inlcuiBig Bang, do Brasil,Ice Merchants, de Portugal,In the Mountain's Shade, de Israel,Once Upon a Vilnius, da Lituânia, eSuperdupermegagigasingel, da Noruega.
Segue-se, ainda no mesmo dia, mas a partir das 21h30, a exibição dePaloquemao, da Colômbia,War is Over! Inspired by the Music of John and Yoko, dos Estados Unidos,La Mécanique des Fluides, de França,Vreau Sa Sparg Será, da Roménia, eMonsoon Blue, de Taiwan.
O segundo dia trazLions, do Reino Unido e França,Été 96, de França,Les Silencieux, da Bélgica,Leila, da Suécia, eThe Meatseller, de Itália.
A sessão seguinte incluiráAgustina, do México,The Flying Sailor, do Canadá,La Valise Rouge, do Luxemburgo,The Day I Died, da Dinamarca,Airhostess-737, da Grécia, eGhwa The Last Name, da Coreia do Sul.
O último dia começa com a exibição deCrab Day, do Reino Unido,L'Attente, de França,Aunque es de Noche, de Espanha,Atestace, da Chéquia, eHow to Please, da Finlândia.
A encerrarLes Nuits en Or, a última sessão do dia 4 de julho apresentaráLucid Dreaming, dos Países Baixos,Xanh, da Alemanha,Golden Leggings, da Ucrânia,A Camera on my Lap, da África do Sul,Armat, da Suíça, eFinding Addison, da Austrália.
Na apresentação da mostraLes Nuits en Or, a Academia dos Césares descreve-a, na sua página oficial, como "um verdadeiro retrato do cinema emergente", que convida o público a "fazer uma viagem pela diversidade das culturas do mundo, descobrindo realizadores tão talentosos quanto promissores".
Para ajudar a sustentar a importância deste género cinematográfico, a academia socorre-se de uma frase do realizador francês Jacques Tati, numa entrega do César das Curtas-Metragens em 1977: "Sem curtas-metragens, não teríamos Chaplin, nem Keaton, nem Fellini, nem René Clément, ninguém, digo-vos, ninguém!".
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