De 1 a 11 de maio, o IndieLisboa aposta em mais de 100 filmes. Há clássicos de Almodóvar e dos irmãos Cohen, animação, comédias sobre Salazar, Pamela Anderson e C. Tangana.
Nem as polémicas em torno daretirada do filme Balane 3, de Ico Costa, da programação deste ano- na sequência de acusações de violência feitas ao realizador português (por este refutadas) - ofuscam uma constatação: poucos festivais de cinema promovem em Portugal tantas estreias e longas-metragens internacionais de relevo, ao mesmo tempo que dão um palco digno a novos filmes nacionais.
Com mais de 100 apostas em cartaz, divididos em mais de uma dezena de secções temáticas, o IndieLisboa volta a apostar este ano em "longas" e "curtas" para os mais novos e muitas estreias em solo nacional, da primeira longa-metragem de C. Tangana como realizador ao filme que deu a Pamela Anderson uma nomeação para os Globos de Ouro, de um documentário sobre Milton Nascimento a um musical queer, de Pedro Almodóvar a Questlove e ao cinema chinês.
Dessa mais de centena de filmes programados (pode consultar a programação completa aqui), destacamos 16 para ver ao longo dos próximos 11 dias, de esta quinta-feira, 1 de maio, até domingo, dia 11, em salas como a Culturgest, o Cinema São Jorge e a Piscina da Penha de França.
5.ª, 1 mai., 16h, Culturgest
Uma comédia - que é também um filme que, através do humor, procura a ternura - em stop-motion e com elementos desenhados sobre a adolescência, o excesso de peso, a valorização social do corpo, as inseguranças que o mesmo traz e o amor à música de um jovem a caminho de se tornar adulto. Foi tudo isto o que a animadora e cineasta checa Kristina Dufková quis retratar em Viver em Grande, que integra a secção Indie Júnior.
5.ª, 1 mai., 19h, Cinema S. Jorge
Mais comédia? Ei-la pela mão de Matthew Rankin, cineasta canadiano que depois de The Twentieth Century (2019), a sua estreia nas longas-metragens, deu seguimento à carreira com este filme, que "que imagina um Canadá (menos o Quebec) culturalmente irmanado com o Irão" (sinopse oficial). O The New York Times chamou-lhe "uma comédia surrealista e levemente satírica".
5.ª, 1 mai., 21h30, Culturgest
O apelido da realizadora não leva ninguém ao engano: Gia, 38 anos, é neta de Francis Ford Coppola, um dos mais respeitados e aclamados cineastas do último século, e sobrinha de Sofia, também já experimentada na sétima arte. Esta é a sua terceira longa-metragem, depois de Palo Alto (2013) e Mainstream (2020). Aqui, a protagonista é Pamela Anderson, que acabou nomeada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz graças à sua Shelly Gardner, a showgirl cinquentona que interpreta neste filme.
6.ª, 2 mai., 21h30, Culturgest / 6.ª, 9 mai., 18h45, Culturgest
A cineasta Flávia Moraes andou, de câmara em punho, a seguir A Última Sessão de Música, digressão de despedida dos palcos do cantor carioca a quem também já foi cunhado o epíteto "a voz de Deus". A tour aconteceu em 2022, passou por palcos europeus (incluindo Portugal) e serve de pretexto a este documentário biográfico sobre uma das figuras cimeiras da MPB - Música Popular Brasileira. A narração é feita pela atriz Fernanda Montenegro.
Sáb, 3 mai., 18h30, Culturgest / 3.ª, 6 mai., 19h, Cinema São Jorge
Na secção IndieMusic, há muito mais para ver, entre filmes sobre a história do hip-hop da Margem Sul (Filhos do Meio - Hip Hop à Margem) e retratos da vanguardista compositora e cantora Meredith Monk (Monk in Pieces), das raves e as festas de música eletrónica no Portugal dos anos 1990 (Paraíso) e das origens da música house nos EUA, que foi alvo de preconceitos homofóbicos (Move Ya Body: The Birth of House). Mas também peculiar será este documentário de Catarina Alves Costa sobre uma figura idolatrada e já quase mitológica da canção cabo-verdiana, Orlando Pantera (1967-2001), talentoso músico que morreu com 33 anos antes de lançar o seu primeiro álbum a solo. Artistas contemporâneos como Mayra Andrade e Princezito também fazem aqui a sua homenagem.
Sáb, 3 mai., 20h30, Piscina da Penha de França
Sábado à noite, Piscina da Penha de França e o icónico Dude de Jeff Bridges bem projetado. A personagem sobre a qual gira todo este filme de 1998 dos irmãos Cohen é o coração deste stoner movie, com fotografia do aclamado Roger Deakins e recuperado para esta edição do IndieLisboa.
Sáb, 3 mai., 21h30, Cinema Fernando Lopes / Dom., 11 mai., 21h30, Cinema São Jorge
Barry Keoghan, ator irlandês já com papéis de grande relevo em filmes como Os Espíritos de Inisherin (2022) e Saltburn (2023), é um dos nomes sonantes do elenco deste filme, a primeira longa-metragem de Christopher Andrews, que chegou a ter Paul Mescal e Tom Burke como protagonistas pensados mas que passou depois a ser "um tenso thriller de vingança" (descreve-o assim a Variety) com Keoghan e Christopher Abbott como estrelas. Um filme, adianta a sinopse, sobre "trauma geracional" e "a bagagem da masculinidade tóxica", temas que, na ressaca do sucesso da série Adolescência, podem bem levar muitos espectadores às salas de cinema.
Dom., 4 mai., 18h, Culturgest / 6.ª, 9 mai., 10h45, Cinema São Jorge
Também selecionado para o Festival de Cinema de Roterdão, este filme do português José Filipe Costa é uma comédia ácida e delirante sobre o Estado Novo, imaginando que Salazar, depois de cair de uma cadeira e ter um AVC, "volta ao palacete de São Bento para convalescer", já destituído de poder. Porém, "ninguém lhe contará a verdade: nem a fiel governanta Maria de Jesus, nem as solícitas criadas Aparecida, Socorro e Teresinha, nem o seu médico pessoal". No elenco, Cleia Almeida, Jorge Mota, Vera Barreto, Catarina Avelar e Carolina Amaral.