
Nuno Portas: "O Ser Urbano", uma vida dedicada à arquitetura, urbanismo e serviço público
Nuno Rodrigo Martins Portas, uma das figuras de referência na cultura portuguesa, nasceu em 23 de setembro de 1934, em São Bartolomeu e morreu este domingo.
Nuno Rodrigo Martins Portas, uma das figuras de referência na cultura portuguesa, nasceu em 23 de setembro de 1934, em São Bartolomeu e morreu este domingo.
Na obra do realizador português, a cidade é mais do que pano de fundo: é mapa e matéria viva. “A Vida Luminosa”, a sua primeira longa-metragem de ficção, confirma-o.
Em resposta a um texto publicado no passado sábado, cerca de 300 profissionais da cultura alertam para o risco de se "desconfiar 'a priori' das vítimas".
De 1 a 11 de maio, o IndieLisboa aposta em mais de 100 filmes. Há clássicos de Almodóvar e dos irmãos Cohen, animação, comédias sobre Salazar, Pamela Anderson e C. Tangana.
O festival já não exibirá "Balane 3", depois do cineasta ter sido acusado de agressões verbais, físicas e psicológicas. Ico Costa fala de "uma denúncia falsa" e de "uma pessoa que nunca conheci".
Canal de denúncias, um código de conduta e "uma alteração legislativa que possa definir todas as práticas de assédio enquanto crime" são as reivindicações das associações Plateia e MUTIM ao Governo.
A organização do festival, que acontece de 1 a 11 de maio em várias salas de Lisboa, anunciou esta terça-feira mais detalhes da programação.
Linda Martini, Lena d'Água, Três Tristes Tigres, Bia Maria e Rafael Toral são alguns dos músicos e cantores que atuam este ano no festival, a partir de 14 de março.
"No Other Land", documentário feito por israelitas e palestinianos que mostra "a expulsão do povo palestiniano da sua terra", vai estrear em Lisboa e Porto.
Do sofá às salas de cinema, que não lhe faltem opções: um filme de animação da Disney, um filme português premiado e um documentário sobre os Fab Four.
O realizador português que em 2017 venceu um Urso de Ouro em Berlim (de melhor curta-metragem) estreia-se nas “longas”. "Estamos no Ar", filme tão delirante quanto terreno, chega aos cinemas esta 5.ª.
Mentor do LEFFEST, produtor e programador, recusa a palavra crise no cinema e enaltece os projetos autorais como "protótipos" necessários.
Um herói pouco convencional ganha uma nova vida, uma mulher ambiciosa parte em busca de retribuição e outra procura um lugar entre continentes – mais uma semana de grandes estreias nas salas de cinema.
Chegam esta quinta-feira, 27 de junho, às salas de cinema portuguesas e trazem um pouco de tudo: romance, ficção científica, terror, produções ambiciosas e subtileza indie. Só tem de escolher.
O festival cumpriu este ano a sua 21.ª edição, com 26 filmes nacionais em competição. Já o principal prémio internacional foi para o filme "Rising Up At Night", de Nelson Makengo
A programação do festival, que começa esta 5.ª, 23, aposta forte em novos filmes portugueses. Mas não só: há ecos cinéfilos de todo o globo. Deixamos-lhe cinco sugestões a descobrir em sala.