O ator de 54 anos foi o escolhido para protagonista do próximo filme de Christopher Nolan, realizador de "Oppenheimer" e "Interstellar".
Já se sabia que ia fazer parte do elenco, agora é oficial que será o protagonista: Matt Damon vai ser o Ulisses de The Odyssey, o novo filme (ainda sem título oficial em português) de Christopher Nolan.
A confirmação foi dada esta segunda-feira pela Universal Pictures, distribuidora do filme, que partilhou a primeira fotografia de Matt Damon a encarnar a personagem.
O filme, que chegará às salas de cinema daqui a cerca de um ano e meio - a data de estreia internacional e comercial (em sala) está apontada para 17 de julho -, será "um épico de ação mitológica filmado pelo mundo com recurso a tecnologia de cinema IMAX absolutamente nova" e leva a ficção épica de Homero a ecrãs IMAX "pela primeira vez", tinha anunciado já a distribuidora.
A nova longa-metragem do realizador de Oppenheimer (2023), Dunkirk (2017), Interstellar (2014), O Cavaleiro das Trevas Renasce (2012), A Origem (2010) e O Cavaleiro das Trevas (2008), entre outros filmes, conta no elenco com atores como Tom Holland, Anna Hathaway, Zendaya, Lupita Nyong'o, Robert Pattison, Charlize Theron, Benny Safdie e Eliott Page - uma verdadeira parada de estrelas.
O orçamento do filme rondará os 250 milhões de dólares, quase 239 milhões de euros à taxa de câmbio atual, o que o torna o filme mais caro da carreira de Nolan, cineasta cujos filmes já motivaram oito nomeações para os Óscares (apenas venceu estatuetas, duas - Melhor Filme e Melhor Realizador - com Oppenheimer).