A partir dos imortais contos de Lewis Caroll, Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho, Festa de Desaniversário é um ciclo de propostas artísticas que o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, dedica às crianças.
Um dos projetos mais fortes do ciclo é a instalaçãoDo outro Lado da Toca, que pode ser visitada a partir de 16 de abril e integra ilustrações de Alice Albergaria Lopes, Beatriz Bagulho e Madalena Castro (novas criadoras para a infância).
Porém, a criação artística é apenas um dos vetores deste ciclo que se prolonga ate julho. Outro é a ligação à filosofia: todo o ciclo procura ensinar às crianças a importância de questionar sempre – os outros, elas próprias e o mundo que as rodeia.
Este ciclo engloba uma programação digital que foi sendo apresentada durante o confinamento (e que inclui entrevistas a artistas e filósofos, em podcast, formações e um audiolivro, em #CCBDigital).
Com estreia já no dia 14, numa escola (e disponível para visitar outras), há ainda um "espetáculo portátil", intituladoParadoxos de Alice, com interpretação de Leonor Keil.
Mas há mais: na inauguração deDo Outro Lado da Toca, estarão presentes duas das três autoras da instalação, que irão acompanhar os visitantes em pequenas visitas guiadas, será lançado o videojogo com o mesmo título e serão ainda apresentados os "Filminhos Paradoxos", oito curtas metragens de António Mendes, com direção de Maria Gil e interpretação de Leonor Keil.
Haverá outro espetáculo portátil, intituladoDois Ovos Irmãos, em maio, formações em maio e junho, atividades de férias e, a culminar o ciclo, a 2 e 3 de julho, um mini-festival chamado Festa de Desaniversário, com tudo reunido, rodas de filosofia para conversas muito interessantes e um concerto final dos Cuca Monga.