Este sábado, inaugura na cidade do distrito do Porto uma exposição com desenhos e pinturas de Amadeo. De entrada gratuita, a mostra inclui também quadros do pintor português Eduardo Viana (1881-1967).
O Solar dos Magalhães, em Amarante, recentemente requalificado com base num projeto do arquiteto Álvaro Siza Vieira, recebe a partir de sábado a exposição(Re)Encontrar Amadeo, com desenhos e pinturas de Amadeo de Souza-Cardoso, foi esta terça-feira revelado.
Segundo a Câmara de Amarante, no distrito do Porto, a exposição, que também inclui obras de Eduardo Viana, vai ocupar três salas expositivas do Solar dos Magalhães, podendo a mostra ser visitada até 31 de gosto, com entrada gratuita.
"A exposição dá a conhecer obras da coleção do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso e integra ainda novos trabalhos de Amadeo nunca antes expostos em Amarante", refere-se num comunicado enviado à Lusa.
Ainda segundo a organização da exposição, "o diálogo entre Amadeo de Souza-Cardoso e Eduardo Viana, focado nas paisagens, permite ao visitante analisar as afinidades e contrastes entre os dois artistas".
A exposição vai decorrer no novo equipamento cultural da cidade, enquanto o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso se encontra temporariamente encerrado para receber melhorias ao nível da climatização.
Está prevista a possibilidade de visitas guiadas individuais ou em grupo, carecendo de inscrição prévia na página do município na Internet.