Secções
Entrar

Teatro Municipal do Porto entre Laurie Anderson e José Afonso

Concertos de Laurie Anderson, uma revisitação músico-teatral de um concerto de José Afonso no Coliseu e a nova criação de Marlene Monteiro Freitas (que estreia em Avignon) estão entre as 33 propostas.

Lusa 03 de julho de 2025 às 15:21
Ebru Yildiz

A nova temporada do Teatro Municipal do Porto arranca em setembro com uma programação que faz uma "forte aposta" na música e com vários espetáculos de dança contemporânea e teatro, anunciou esta quinta-feira a empresa municipal Ágora -- Cultura e Desporto.

A nova temporada traz até aos palcos da cidade dois concertos da norte-americana Laurie Anderson e também a estreia de José Afonso, ao vivo nos Coliseus, 1983, revisitação dos derradeiros concertos do compositor português, por Gonçalo Amorim.

Ainda na programação musical, colocada em destaque nesta nova temporada, há a apresentação de um projeto colaborativo da dupla Raül Refree & Niño de Elche, a performance musical WonderLandi de Lander Patrick, o concerto comentado "Não se canta à mesa", de Ana Madureira & Vahan Kerovpyan, e mantêm-se os concertos mensais do ciclo Understage.

Cesar Segarra

O 'tiro de partida' da temporada 2025/2026, que vai apresentar um total de 33 espetáculos até ao final de dezembro, é dado a 19 de setembro com NÔT, de Marlene Monteiro Freitas, que se estreia no próximo sábado, na abertura do Festival de Avignon, numa edição que tem a coreógrafa cabo-verdiana como artista cúmplice.

No mesmo mês, no dia 27, há a estreia nacional de asses.masses, de Patrick Blenkarn & Milton Lim, um "espetáculo com quase oito horas, um videojogo personalizado e concebido para ser jogado ao vivo pelo público", informou a empresa municipal em comunicado.

Em outubro é apresentado o espetáculo Amores Perros (Parte 1), das codiretoras da Plataforma UMA. No mesmo mês, Joana Magalhães e Mafalda Lencastre & Lígia Soares estreiam dois espetáculos, a performance Matilha e a peça UNDERDOG.

Em novembro é apresentado umuko, de Dorothée Munyaneza / Cie Kadidi, produção para a qual foram convidados jovens artistas, poetas, dançarinos e músicos de Rwanda para contarem histórias através do corpo, da poesia, da música e do canto.

Novembro é também o mês dos dois concertos exclusivos em Portugal de Laurie Anderson, com a SexMob, no novo espetáculo , e de José Afonso, ao vivo nos Coliseus, 1983, "uma abordagem contemporânea inspirada no Gig Theatre, forma híbrida que funde energia dos concertos ao vivo com a narrativa teatral", numa reinterpretação de Gonçalo Amorim do Teatro Experimental do Porto.

No mês de dezembro, Marco da Silva Ferreira estreia F*cking Future, uma "exploração instigante e coreográfica de temas como militância e militarização, virilidade e violência, e a complexa interligação entre sistemas patriarcais e afetos".

Marco da Silva Ferreira

O Auditório do Campo Alegre volta a ser palco das Quintas de Leitura e há três sessões programadas: a 2 de outubro, a sessão Não há melhor lugar para meditar do que a cauda de um tufão, sobre a obra de Jorge Sousa Braga; a 6 de novembro, Uma criança desenhou uma nuvem e começou a chover, e a 18 de dezembro, O futuro de Portugal depende de dez homens e de um bom guarda-redes.

Citado pelo comunicado de anúncio da nova temporada, o diretor artístico da direção de artes performativas da Ágora, Drew Klein, afirma que "o programa não é tranquilo, porque o Porto não é uma cidade de temperamento recatado."

Segundo Drew Klein, "estes meses estão repletos de jogadas ousadas, grandes ideias e gestos enfáticos -- alimentados por um espírito há muito enraizado na alma da cidade", com "artistas cujas criações demonstram a possibilidade de a arte despertar algo vital na sociedade."

A relação do Teatro Municipal com as estruturas do Porto também se mantém, acrescenta o comunicado, "com as portas abertas a festivais como o FIMP -- Festival Internacional de Marionetas do Porto, assim como as parcerias com a Medeia Filmes, a Instável -- Centro Coreográfico, no ciclo Palcos Instáveis, com Amplificasom, Lovers&Lollypops e Matéria Prima no Understage."

A programação integral pode ser consultada no 'site' do Teatro Municipal do Porto.

Ebru Yildiz
Artigos Relacionados
As mais lidas
Receba o seu guia para sair
todas as semanas no seu e-mail
Subscreva a Newsletter GPS e seja o primeiro a saber as melhores sugestões de fim-de-semana. Subscreva Já