Sábado – Pense por si

Temos fome se comermos só alimentos em que somos autossuficientes

Susana Lúcio
Susana Lúcio 25 de julho de 2020 às 19:00

A SÁBADO tentou consumir apenas produtos em que o País produz o suficiente para as necessidades da população. Mas sem os cereais, a carne e o peixe, seria difícil sobreviver

Imagine uma vida sem pão. Eu tentei viver três dias sem o alimento mais consumido no mundo e não consegui. Mas assim seria, se por alguma calamidade, os portugueses tivessem de subsistir só com os produtos que produzem em quantidade suficiente para satisfazer a procura. Pior, teríamos de sobreviver sem massa e sem arroz. É que em cereais, a fatia mais importante da roda dos alimentos, Portugal produz apenas 18% das necessidades nacionais. Ou seja, tem de importar a maior parte do milho, trigo e centeio necessários para a confeção do pão e da massa. E também não somos autossuficientes em arroz.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.