Sábado – Pense por si

Sophia e Professor Einstein, os robôs que prometem encantar multidões

Cátia Andrea Costa 07 de novembro de 2017 às 11:30

Fabricados pela Hanson Robotics, os dois robôs estão preparados para debater actualidade, fazer de assistente pessoal e construir relações. Conheça a sua história.

Com uma fisionomia inspirada na actriz Audrey Hepburn, Sophia reconhece rostos, mantém conversas e até diz piadas. Além disso, tornou-se o primeiro robô com cidadania - foi oferecida pela Arábia Saudita, que aparentemente lhe deu mais direitos do que os que têm as mulheres do reino. É uma das convidadas do segundo dia da Web Summit e não vai estar sozinha em palco a discutir temas da actualidade: a seu lado, vai estar o professor Einstein, também ele uma invenção de David Hanson, que desde pequeno é fascinado por máquinas inteligentes e criou a Hanson Robotics para se dedicar à sua paixão.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.