Sábado – Pense por si

Recapitalização "só se pode fazer de uma vez", alerta António Domingues

Cátia Andrea Costa 27 de setembro de 2016 às 17:22

Novo presidente executivo da Caixa, António Domingues, considera que crise e especificidades do banco do Estado levaram à necessidade de recapitalização

O novo presidente da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues, defende que as actuais necessidades do banco estatal são uma consequência da deterioração do sector desde 2007, mas também do facto de ser um banco muito focado nos clientes particulares e no banco à habitação. "Portugal conheceu das maiores contracções económicas de sempre", disse perante a comissão parlamentar de inquérito, onde está a ser ouvido esta terça-feira. "As necessidades de capital da CGD decorrem destas realidades e da sua particularidade. A margem financeira, no período de 2007-2015, caiu 20% no sector enquanto no negócio doméstico da CGD, caiu mais de 50%", recordou.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.